O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o alerta para baixa umidade do ar em Mato Grosso do Sul, neste domingo (22). A umidade relativa do ar, no estado, varia em 20% e 12%, a partir de 13h.
A baixa umidade do ar oferece risco de incêndios florestais e à saúde. Em casos extremos pode provocar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a umidade do ar ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60%. Assim, o recomendado é ingerir muito líquido e, se possível, evitar sair de casa e realizar exercícios físicos de alta intensidade.
Temperaturas podem chegar a 43°C
A primavera – estação das flores – começa com alerta de onda de calor em Mato Grosso do Sul. Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a estimativa é de que a condição eleve as temperaturas em até 5°C acima da média entre este domingo (22) e a próxima terça-feira (24). Sendo assim, hoje os termômetros podem atingir até 43°C em algumas regiões.
Em Campo Grande, por exemplo, o domingo amanheceu parcialmente nublado, com temperatura amena de 19°C, mas ao longo do dia, os termômetros podem marcar 36°C e não há indicação de chuva para hoje.
Na região pantaneira, em Miranda, a temperatura varia entre 22°C e 41°C neste domingo. Em Corumbá, o dia fica ainda mais quente e os termômetros podem atingir 43°C.
Em São Gabriel do Este, na região norte de Mato Grosso do Sul, a temperatura varia entre 21°C e 39°C. Em Coxim, assim como em Corumbá, os termômetros podem marcar 43°C hoje.
Na região leste, em Três Lagoas, a temperatura varia entre 22°C e 39°C. Já em Bataguassu, a máxima prevista para este domingo é de 38°C.
Em Dourados, no sul do Estado, a temperatura fica entre 20°C e 37°C. Em Ponta Porã a máxima também não deve passar dos 37°C. Neste domingo, o dia será com muito sol e sem previsão de chuva.