A Corrida do Pantanal movimentou Campo Grande, na manhã deste domingo (22). A prova reuniu atletas de Mato Grosso do Sul e de outros estados do Brasil. Na categoria PcD (Pessoa com Deficiência), tanto no masculina, quanto na feminino, os vencedores vieram de fora do estado para participar da prova.
Leonardo de Melo, de São Paulo, venceu a prova pela segunda vez consecutiva. O atleta já participa de corridas há 10 anos, e para essa prova se preparou em duas semanas. “Eu estava de férias, mas achei que a corrida aconteceria em outubro, como foi no ano passado. Um colega me avisou e eu me preparei em duas semanas”, explicou.
Não só a mudança da data pegou Leonardo de surpresa, como também a mudança no percurso. Assim, o atleta sentiu que a prova de 15 km foi mais pesada do que no ano anterior, já que incluiu muitas subidas no trajeto. Ele estima que pelo menos 1,5 km tenha sido de subidas.
“Já é difícil correr toda essa distância, com subidas fica mais difícil ainda. Fiquei aliviado quando vi que faltavam 3 km para a chegada, tirei o cinto e senti mais alívio porque já não estava mais aguentando. Estava muito cansado, terminei na raça”, contou.
Estrutura da corrida transmitiu segurança aos atletas
Na categoria feminina, a vencedora, Maria de Fátima Fonseca, veio de Fortaleza para competir. Atleta há 16 anos, essa é a primeira vez que participa de corrida em Mato Grosso do Sul. Assim, ela conta que ficou admirada com a estrutura da corrida, algo que só tinha visto em corridas no exterior.
“Uma estrutura como a que eu vi aqui, eu só tinha visto fora do Brasil. A corrida foi muito bem organizada. Sempre que a gente corre, tem a preocupação com os carros circulam, e eu não tive que me preocupar com isso”, elogiou.
Maria de Fátima se preparava desde maio deste ano para a corrida em Campo Grande. Essa foi a primeira vez que correu 15 km, contudo, as subidas no percurso também foi um entrave durante a prova. “Foi a primeira vez que corri 15 km. Senti dificuldade nas subidas”, comentou a atleta.
Dia Nacional do Atleta Paralímpico
Neste domingo (22), comemora-se o Dia Nacional do Atleta Paralímpico. Neste ano, sete atletas representaram Mato Grosso do Sul, na última edição dos Jogos Paralímpicos, realizada em Paris.
Os atletas do Estado conquistaram cinco medalhas para o Brasil, colocando o País entre as cinco maiores potências mundiais dos Jogos Paralímpicos.
Yeltsin Jacques conquistou uma medalha de ouro e uma de bronze, nas provas dos 1.000 e 5.000 metros, respectivamente. Ainda no atletismo, Paulo Henrique dos Reis conquistou bronze no salto em distância. Além destes, Gabriela Mendonça terminou na sexta posição nos 100 metros rasos.