A escolha da sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031 será anunciada em agosto de 2025
A briga pela sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031 ganhou um novo capítulo nesta quinta-feira. Enquanto o Brasil ainda debate internamente entre São Paulo e a dupla Rio-Niterói, Assunção, capital do Paraguai, anunciou oficialmente sua candidatura.
O presidente do Comitê Olímpico Paraguaio, Camilo Perez, divulgou a notícia nas redes sociais, ao lado do presidente Santiago Peña. A decisão de concorrer à sede do Pan 2031 coloca ainda mais pressão sobre o COB (Comitê Olímpico do Brasil), que precisa definir qual cidade brasileira irá representar o país na disputa.
“Hoje damos um grande passo para o esporte paraguaio. Agradecemos ao presidente Santiago Peña por assinar a carta de garantia que respalda nossa candidatura para ser sede dos Jogos Pan-americanos 2031”comemorou Perez em uma publicação de seu Instagram.
A escolha da sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031 será anunciada em agosto de 2025, durante a Assembleia Geral da Panam Sports, que será realizada em Assunção. A capital paraguaia já havia tentado sediar o Pan de 2027, mas perdeu para Lima, no Peru.
No Brasil, a disputa pela candidatura está acirrada. São Paulo já formalizou sua intenção de sediar o evento, enquanto Rio de Janeiro e Niterói apresentaram uma proposta conjunta. O COB tem até 29 de janeiro para definir qual cidade brasileira irá representar o país na disputa.
Com a entrada de Assunção na disputa, a briga pela sede do Pan 2031 promete ser acirrada. As três cidades candidatas terão que apresentar projetos sólidos e convencer os membros da Panam Sports de que são capazes de organizar um evento de grande porte e qualidade.