Por proposição do deputado estadual Renato Câmara (MDB), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) realizou, na noite de ontem (27), uma homenagem a 52 mulheres de destaque no Estado e reafirmou o compromisso com a igualdade de gênero.
Durante a solenidade, foram concedidas a Medalha e Diploma de Honra ao Mérito Legislativo em reconhecimento às mulheres de negócios e profissionais da BPW de Mato Grosso do Sul.
Ao abrir a solenidade, o deputado Renato Câmara destacou a importância de prestar homenagem à BPW, entidade “que tem firmado compromisso em promover a igualdade de gênero, o fortalecimento feminino, primando pelo trabalho realizado em busca do melhor resultado e contribuindo de forma destacada para a inspiração, crescimento e aprimoramento de outras mulheres em qualquer área de atuação”.
O parlamentar considera que a homenagem à BPW se estende a todas mulheres. “A BPW estimula o empreendedorismo, valoriza o trabalho intelectual, possibilita oportunidades e o empoderamento a várias mulheres”, disse. “Valorizar essa instituição significa valorizar todas as mulheres do nosso Estado”, acrescentou.
Também compuseram a mesa de autoridades a presidente da BPW Campo Grande, Eliene Amorim da Costa, a presidente da BPW Dourados, Márcia Lopes Francischini Pozzi, a coordenadora do Comitê dos Direitos da Mulher da BPW Brasil, Ianê Milan, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), que também integra a BPW, e a primeira-dama de Mato Grosso do Sul, Mônica Riedel.
A prefeita Adriane Lopes enalteceu a importância da solenidade e do reconhecimento das mulheres pela Casa de Leis. “É uma noite especial, uma noite de celebração. Com essa sessão solene, realizada ainda no Mês das Mulheres, a Assembleia Legislativa faz mais que uma homenagem às mulheres sul-mato-grossenses. Essa solenidade demonstra o posicionamento desta Casa de Leis a favor da igualdade entre homens e mulheres”, discursou.
Dirigindo-se às homenageadas, a primeira-dama Mônica Riedel, salientou a importância do papel desempenhado por elas. “Mulheres da BPW, vocês abrem caminhos para outras mulheres de cada área que representam. Vocês são inspiração com o belo trabalho que fazem, porque uma coisa é um sonho sonhado sozinho é outra coisa é quando se sonha junto. Olhando o trabalho da BPW hoje, eu tenho certeza que vamos chegar a um horizonte muito melhor para as mulheres na nossa sociedade”, pontuou.
Em seu discurso, a presidente da BPW Campo Grande, Eliene Amorin da Costa, fez uma retomada histórica da Associação e enfatizou que o seu principal objetivo “é defender a igualdade de oportunidades, eliminar toda forma de discriminação e encorajar as mulheres”. Eliene também falou sobre a relevância da Medalha do Mérito Legislativo. “Essa honraria não é apenas uma homenagem, mas também uma manifestação de gratidão pelas extraordinárias mulheres que tornam a nossa Associação mais forte a cada dia”, disse.
A presidente da BPW Campo Grande afirmou, ainda, que a homenagem desta noite também estimula o maior compromisso e responsabilidade das mulheres associadas à entidade. “Se por um lado, a comenda de honra ao mérito massageia o nosso ego e a nossa alma, por outro lado, aumenta o nosso compromisso, cobrando-nos mais responsabilidade perante nossa família, nossa Associação e nossa comunidade”, finalizou.
Com a voz embargada pela emoção do momento e por ter perdido o pai recentemente, a presidente da BPW Dourados, Márcia Pozzi, reforçou os agradecimentos pela iniciativa da Casa de Leis. “Estar presidindo a BPW Dourados me fez honrada e muito responsável, tanto que hoje faz nove dias que perdi meu pai – por isso peço desculpa por estar lendo este discurso feito à mão e pelo tom de voz embargada -, mas jamais deixaria de estar aqui junto com todas vocês”, iniciou Márcia.
Ela também falou sobre a felicidade da entidade que representa pela realização da solenidade desta noite. “A BPW Dourados se sente muito feliz com esse reconhecimento da Assembleia Legislativa, proposto pelo deputado Renato Câmara. E gostaria de finalizar dizendo que, inspiradas na nossa fundadora, Lena Madesin Phillips, que, em 1930, após 15 anos de trabalho, iniciou o legado de fé, visão e coragem, nós mulheres da BPW, seguiremos nossas trajetórias”, disse Márcia.
Para a coordenadora do Comitê dos Direitos da Mulher da BPW Brasil, Ianê Milan, a iniciativa da Casa de Leis, por meio do deputado Renato Câmara, fortalece a luta pela igualdade de gênero.
“Esta comenda é um marco que reflete não apenas a excelência de cada uma de vocês, mas também o compromisso coletivo em fortalecer a igualdade de gênero e o empoderamento feminino”, discursou Ianê. “Que este momento não seja apenas uma celebração, mas também um estímulo para continuarmos avançando juntas, superando desafios e construindo um futuro mais justo e inclusivo para todas nós”, acrescentou.
Pela BPW, foram homenageadas 48 mulheres, entre as quais a associada da entidade em Campo Grande, deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), 3ª vice-presidente da Casa de Leis. A parlamentar, que não pôde estar presente, foi representada por Ana Paula Massarini e Silva, coordenadora de Ensino à Distância da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet da Casa de Leis. As homenageadas pela BPW são mulheres que atuam em várias áreas: comércio, agropecuária, segurança pública, direito, finanças, ensino superior, etc.
O deputado Renato Câmara homenageou três mulheres: a prefeita Adriane Lopes, a primeira-dama Mônica Riedel e a desembargadora Jaceguara Dantas. Também houve homenagem póstuma a Sandra Araújo Oliveira, ex-presidente da BPW Dourados.
O discurso em nome das mulheres que receberam a Medalha e Diploma de Honra ao Mérito Legislativo foi feito por Jussara Feltrin. “Este evento marca a importância das mulheres empreendedoras e de suas empresas. Não desejamos ser mais que os homens, mas sim estarmos em igualdade no trabalho. Queremos aprender em conjunto, fortalecendo todas aquelas que ainda não descobriram o seu real valor. Tenho certeza que somos muito abençoadas e, com nosso esforço, contribuiremos para o desenvolvimento de um mundo melhor”, discursou.
Confira abaixo a relação das homenageadas:
Adriana Paula Cândido
Ana Cristina Franzoloso
Andreia Medeiros Rodrigues
Ariane Amorim Garcia
Bruna Garcia Braz Fernandes Silva
Celia Aparecida Zanetti
Cemiramis Lemos Borges
Cíntia Rotta
Clarice Tozzo
Clarice Zanoni Fontes
Cleuza Ananias Vasconcellos
Cristiane Iguma Câmara
Dayane Kita
Dayane Nascimento Fernandes Lupoli
Eliane Rodrigues Toniasso
Eliene Amorim da Costa
Elizabeth Rocha Salomão
Ely Silva de Oliveira Semmelroth
Evania Aparecida Dias Ribeiro
Gisele Pedrozo
Iacita Terezinha Rodrigues de Azamor Pionti
Ianê Geny da Silva Milan
Irma Lupinetti
Jailaine Lucia Lima
Juliana Ap. Fleury Aranda
Jussara Feltrin Moraes
Karina Aparecida Santos Ribeiro
Mara Caseiro
Mara Regina Goulart Bosco
Márcia Lopes Francischini Pozzi
Maria de Lourdes Santos da Silva
Maria Guilhermina Pereira Ortiz
Maria Helena Nicoloso Bonotto
Maria Madalena de São José Sançana
Maria Vilma Ribeiro Rotta
Micaelle Dias Oliveira Waqued
Oldemira Tobias de Almeida
Rosani Ap Soares Ferreira Roza
Rosely Aparecida Molina
Rosidalva da Silva Alves Kuninari
Satie Jacqueline Taguchi Daniel
Sinedir Arruda de Amorim Kanashiro de Alem
Susana Guimarães de Paula
Thaianne Viana Barcelos
Thaisa Fernandes de Noronha
Tuani Rodrigues Azambuja Munhoz
Vanira Carolina Karling Diniz flores
Zélia Nolasco Freire
Sandra Araújo Oliveira, ex-presidente bpw Dourados
Homenageadas pelo deputado Renato Câmara
Adriane Barbosa Nogueira Lopes, prefeita de Campo Grande
Mônica Morais Dias Riedel, primeira-dama de Mato Grosso do Sul
Jaceguara Dantas da Silva, desembargadora
CORREIO DO ESTADO