Neste sábado (30), o projeto Arte nas Estações traz a exposição Entre o Céu e a Terra, a roda de danças populares brasileiras Com Renda que Roda e a apresentação do espetáculo Culto das Travestis.
Confira os detalhes abaixo:
PROJETO ARTE NAS ESTAÇÕES
A exposição “Entre o céu e a terra”, parte do projeto Arte nas Estações, está no Centro Cultural José Octávio Guizzo até 07/12. Com curadoria de Ulisses Carrilho, a mostra reúne 87 obras de 19 artistas autodidatas. Crenças, manifestações religiosas, graças alcançadas, súplicas fervorosas e seres mitológicos do folclore brasileiro são exibidos em ambiente imersivo em tons de azul profundo que remetem ao céu.
EXPOSIÇÃO ENTRE O CÉU E A TERRA
Horários de visitação: terça a sábado, das 9h às 18h (quinta, horário estendido até as 20h).
Entrada: livre.
Classificação: livro.
RODA DE DANÇAS POPULARES BRASILEIRAS COM RENDA QUE RODA
Eu piso devagar, eu piso devagarinho! A Renda que Roda vem chegando de mansinho! O Grupo de Pesquisa em Danças Populares Brasileiras realiza uma roda de danças populares brasileiras para experimentar as danças tradicionais em diálogo com as obras em exposição. O grupo é coordenado pela Prof.ª Dr.ª Gabriela Salvador e vinculado aos cursos de licenciatura em Dança e Teatro da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. A experiência sensível é permeada pelos passos do jongo, do samba de roda, do coco, do siriri, do cacuriá e de muitas outras danças, além dos cantos e pontos que embalam o movimento do corpo brasileiro que dança.
Viagem: 30 de novembro (sábado).
Horário: das 14h às 15 horas.
Entrada: livre.
Classificação: livre (vagas limitadas – sujeito a lotação).
APRESENTAÇÃO DO SHOW CULTO DAS TRAVESTIS
A coletiva ‘De Trans para Frente’, primeira companhia composta exclusivamente por artistas trans e travestis em Mato Grosso do Sul, apresenta o espetáculo ‘Culto das Travestis’. Fundada e dirigida por Emy Mateus Santos, a companhia é formada pelas artistas Yara Maria, Gal Guilherme Garcia Talento/Vendaval, Kiara Kido e Maia Gauna, além do fotógrafo e videomaker trans Kaique Andrade, responsável pelas produções audiovisuais. O projeto cultural ‘Culto das Travestis’ estreou em agosto de 2024 e foi contemplado pelo edital da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura (MinC), gerenciado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), da Capital. O espetáculo propõe uma reflexão sobre a identidade e a visibilidade das pessoas trans e travestis, subvertendo as normas sociais e desafiando as ideias preconceituosas sobre o que significa ser transvestigênere. A estrutura do espetáculo é descrita como um culto, dividido em xaxos (rituais) que exploram a travestilidade como uma poética cênica, enriquecida pela cultura ballroom. A proposta é que o público se envolva ativamente, participando de uma experiência sensorial completa que mistura ritmos, sons, cheiros, gostos e sensações.
Viagem: 30 de novembro (sábado).
Horário: das 20h às 22 horas.
Entrada: livre.
Classificação: 14 anos (sujeito a lotação).
Todas as atividades acontecem no Centro Cultural José Octávio Guizzo (rua 26 de agosto, 453, centro). Mais informações em www.artenasestacoes.com.br.