A Argentina, a China e a União Europeia suspenderam temporariamente a importação de carne de frango do Brasil após a confirmação de um caso de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (16) e, segundo autoridades sanitárias argentinas, valerá até que o Brasil seja novamente reconhecido como livre da doença.
Como resposta à repercussão internacional, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) determinou a suspensão das exportações de carne de frango originadas no Rio Grande do Sul.
Leia mais: Em quase 6 meses de gestão, Mabel não quitou nem 11% da dívida
A medida, segundo a pasta, visa preservar a imagem do produto brasileiro no mercado externo e facilitar uma retomada rápida das vendas internacionais, a partir da contenção dos focos da doença.
O Brasil tenta negociar com os países importadores a adoção do princípio da regionalização, limitando as restrições a um raio de 10 quilômetros ao redor do foco detectado. Essa abordagem já foi aceita por parceiros comerciais como Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes e Filipinas. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) afirmou confiar na agilidade do governo para normalizar a situação.