Apple anunciou, nesta segunda-feira (9) o iPhone 16 durante seu evento anual nos Estados Unidos, desta vez chamado “Glow Up”. O novo modelo marca a incorporação da inteligência artificial (IA) da empresa aos seus dispositivos.
O iPhone 16 chega em dois tamanhos: ar de 6,1 para 6,7 polegadas — para o Plus. O menor chega em US$ 799 com 128 GB de armazenamento e o 16 Plus começa em US$ 899 nos EUA. Não há informações para os valores no Brasil.
A Apple Intelligence será integrada à assistente de voz Siri, e contemplará o ChatGPT, da OpenAI, ao ecossistema da marca, anunciado em junho deste ano. O iPhone 16 será o primeiro telefone convencional da empresa a utilizar a IA em versão beta. Em outubro, uma atualização será lançada.
O dispositivo apresenta cores mais vibrantes e um arranjo de câmera dupla vertical, retomando um design visto no iPhone 12. Equipado com o processador A18, que é 30% mais rápido que o do iPhone 15, o iPhone 16 também inclui um novo botão de ação e um botão físico de controle da câmera.
Segundo a Apple, o celular mantém o design com bordas quadradas, vidro traseiro para carregamento MagSafe, e porta USB-C. A mudança para lentes traseiras verticais visa melhorar o suporte para vídeo espacial no Apple Vision Pro.
A empresa também anunciou que o iPhone chegará com o chamado Visual Intelligence. Funcionada como o Google Lens, recurso em que o usuáario tira uma foto e descobre exatamente o que está vendo em segundos.
Se você apontar a câmera para um flyer na parede, por exemplo, o recurso te levará para a página do evento. A faixada de um restaurante, por outro lado, te levará diretamente para o menu.
Outra novidade para o top de linha da Apple é um novo botão, chamado Camera Control. Funciona como um minúsculo touchpad. O usuário desliza, pressiona ou segura para fazer coisas diferentes com a câmera.
A interface do Photos também mudará. Um dos recursos do Apple Intelligence no Photos é a capacidade de criar suas próprias colagens de recordações.
iPhone 16 Pro e Pro Max
Os modelos do iPhone 16 Pro e Max vêm em uma nova cor chamada “titânio deserto”, uma versão mais fria do ouro rosa.
Disponíveis em tamanhos de 6,3 e 6,9 polegadas, os aparelhos são mais largos, mas a Apple reduziu as bordas ao redor da tela, mantendo uma aparência elegante e compacta.
No oque diz respeito à câmera, a Apple diz que os novos modelos têm uma combinação de “hardware, software e inteligência”.
O botão “Camera Control” no modelo Pro permite que o usuário deslize para alternar entre as diferentes lentes da câmera.
Já o áudio também chega com atualização. A Apple anunciou que os novos modelos podem gravar áudio espacial.
Um novo recurso, chamado Audio Mix, alimentado por aprendizado de máquina (marchining learning) para separar o som de fundo e escolher entre diferentes opções de voz. Será possível som como em um estúdio profissional — mas no celular.
Fonte: Terra