Um dado preocupante foi revelado nesta quarta-feira (23) pela Defensoria Pública de Mato Grosso: idosos estão sendo vítimas de golpes com o falso PIX. De 10 pessoas atendidas, por semana, no Núcleo da Defesa do Consumidor em Cuiabá, 4 são vítimas de algum tipo de golpe com o uso do Pix.
Saiba como identificar e evitar este tipo de golpe.
O principal alvo desses golpes são idosos que possuem algum tipo de limitação tecnológica e, por isso, acabam não identificando os detalhes que caracteriza um golpe digital.
Pensando em formas de diminuir esses golpes, a Defensoria Pública lançou uma tabela contendo os principais golpes e as formas de evitá-los. Acompanhe:
Alguns estudos feitos por empresas de tecnologia de pagamentos, como a ACI Worldwide, indicam que as perdas financeiras envolvendo Pix foram de R$ 1,5 bilhão em 2023 e a expectativa é que cheguem a R$ 3 bilhões até 2027.
Para evitar que mais pessoas sejam vítimas desses crimes, a defensoria disponibiliza um canal de comunicação virtual pelo whats app: (65) 99963-4454, além disso, há a possibilidade de atendimento presencial no Núcleo da DPMT.