Após o registro de quatro mortes por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) em Sidrolândia — entre elas, a de um bebê com apenas 29 dias de vida — a Prefeitura divulgou um vídeo com orientações do pediatra Dr. Maurício Anache.
No vídeo, o especialista faz um alerta sobre o avanço da bronquiolite e a importância da prevenção. Segundo o médico, a bronquiolite é uma infecção respiratória provocada principalmente pelo vírus sincicial respiratório (VSR) e atinge com maior gravidade bebês e crianças pequenas.
Os casos vêm crescendo em todo o Mato Grosso do Sul, o que exige atenção redobrada das famílias. Dr. Maurício destacou que o maior cuidado deve estar na prevenção.
“As medidas para evitar a bronquiolite são muito parecidas com as da Covid-19. É fundamental manter a higiene das mãos, evitar aglomerações e o contato das crianças com pessoas resfriadas ou gripadas”, orientou.
O pediatra ainda reforçou que, embora a doença seja viral e não tenha um tratamento específico, os cuidados preventivos podem fazer a diferença para evitar quadros graves e até a internação.
Veja:
Your browser does not support HTML5 video.