Após perder o bebê recém-nascido para a bronquiolite, uma mulher, moradora de Sidrolândia e que prefere não se identificar, gravou um vídeo onde relata o drama que viveu para tentar salvar a vida da filha, desde os primeiros sintomas até a confirmação do óbito.
No vídeo divulgado pelo Babalizando MS, a mulher aparece emocionada e conta que tudo aconteceu muito rápido. Ela relata que a bebê nasceu saudável, não tinha nenhum problema e que estava tudo bem e que tudo mudou a partir dos primeiros sintomas.
“A gente não imagina que vai acontecer com a gente”, disse ela em entrevista ao Babalizando.
Em seu depoimento, ela destaca que os sintomas iniciais da bronquiolite são semelhantes a um resfriado, mas que podem evoluir rapidamente, podendo levar até a morte, como aconteceu com sua filha, que segundo ela, viveu por apenas 29 dias.
Por fim, ela faz um apelo a todas as pessoas, principalmente para os pais: “Isso não é brincadeira. Quem tem criança e puder ficar em casa, fique. Não é hora de arriscar.”
Em Mato Grosso do Sul já foram registrados mais de 2.700 casos e 200 mortes só neste ano. A maioria das vítimas são idosos e bebês menores de 2 anos.
Bronquiolite
A bronquiolite é uma inflamação das pequenas vias aéreas (bronquíolos) dos pulmões, que afeta principalmente bebês e crianças pequenas. É uma doença respiratória aguda, geralmente causada por um vírus, e pode causar sintomas como dificuldade em respirar, sibilos e tosse.
Causas:
A bronquiolite é comumente causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR), mas outros vírus podem também ser responsáveis.
Sintomas:
Os sintomas iniciais da bronquiolite podem ser semelhantes aos de um resfriado, com coriza e tosse. No entanto, a doença pode progredir para dificuldade respiratória, sibilos e respiração rápida, com possível necessidade de oxigênio.
Transmissão:
A bronquiolite é contagiosa e se transmite por contato com secreções respiratórias contaminadas, como tosse ou espirros.
Confira o relato:
Your browser does not support HTML5 video.