Depois de alguns dias com sol e tempo seco, temporais podem voltar a atingir, nas próximas horas, algumas regiões do Brasil. A informação é da Climatempo. A atuação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, combinada com o forte fluxo de umidade vindo da faixa norte do país, favorece a ocorrência de chuva em algumas localidades.
Em São Paulo, a terça-feira será de sol ao longo do dia, sem previsão de chuva, e a máxima será de 28 °C. Acompanhe os detalhes da previsão do tempo em cada região do Brasil:
Região Sul
Uma área de baixa pressão no Paraguai, combinada com o fluxo de umidade proveniente do Norte do Brasil, favorece a formação de nuvens carregadas sobre o oeste, Missões e sul do Rio Grande do Sul. As pancadas podem vir com intensidade moderada a forte.
Nas demais áreas da região Sul, o sol predomina ao longo do dia, sem previsão de chuva. Destaque para as temperaturas elevadas, devido à atuação de um veranico nos três estados da região.
Região Sudeste
O tempo segue firme e seco na maior parte da região. O vento úmido que sopra do mar em direção à costa favorece um pouco de chuva no leste e norte do Espírito Santo e no nordeste de Minas Gerais. As demais áreas, incluindo as capitais, permanecem com tempo firme.
Em São Paulo, as temperaturas sobem um pouco mais devido à atuação da massa de ar seco — ou seja, o veranico também atua sobre o estado. A umidade relativa do ar poderá ficar abaixo dos 30% nos horários mais quentes, especialmente no noroeste paulista e no centro-oeste mineiro.
Região Centro-Oeste
A condição é de pouca chuva no oeste de Mato Grosso do Sul, com pancadas mais concentradas no extremo noroeste e norte de Mato Grosso, favorecidas pelo ar quente e úmido proveniente da Região Norte. O ar seco predomina nas demais áreas, com destaque para o calor. A atuação do veranico favorece uma elevação de até 5 °C nas máximas no oeste e sul de Mato Grosso do Sul.
Já no sul de Mato Grosso, sul de Goiás e centro-norte de Mato Grosso do Sul, as temperaturas também sobem de 3 °C a 5 °C acima da média. Com a presença da massa de ar seco, a umidade relativa do ar ficará abaixo dos 30% no norte de MS, leste de MT, Goiás e no Distrito Federal.
Região Nordeste
Os temporais continuam entre a Bahia e Sergipe, com aumento do volume de chuva novamente em Aracaju. Algumas pancadas fortes também podem ocorrer no litoral e norte do Maranhão. O tempo segue instável em Fortaleza e seco no interior da região.
Região Norte
A chuva volta a ganhar força, com destaque para Amazonas, Pará, Roraima, Amapá e Tocantins, onde há previsão de pancadas de intensidade moderada a forte. Há alerta de temporais no noroeste e norte do AM e no oeste de Roraima. No Acre, em Rondônia e no sul do Tocantins, a chuva diminui.