Ao todo, 50 brinquedos irregulares foram apreendidos durante a Operação Criança Segura, realizada pelo Ipem-MT (Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso).
De acordo com o relatório, os brinquedos estavam com peças inadequadas para a faixa etária, sem o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial) ou estavam com uma versão falsificada do selo.
A operação ocorreu nessa quarta-feira (16) e é a sexta no ano, promovida pelo Ipem-MT com foco no público infantil. Desta vez, entre os dias 23 e 27 de setembro, as equipes monitoraram os produtos expostos e comercializados durante o período do Dia das Crianças.
Foram fiscalizados cinco tipos de produtos nessa operação – berços infantis, bicicletas de uso infantil, brinquedos, cadeiras de alimentação para crianças e carrinhos para crianças. O objetivo da ação é retirar do mercado produtos impróprios para uso.
No total, 3.233 desses produtos foram examinados, sendo 3.165 deles aprovados. Os 68 itens restantes apresentaram irregularidades. Todos os 68 itens irregulares são brinquedos, dos quais 50 foram apreendidos e 18 deles reprovados.
Ao serem apreendidas, as mercadorias passam por um processo administrativo onde o comerciante terá a oportunidade de informar os responsáveis pela comercialização, fabricação e importação dos produtos irregulares.
No final do processo, é feita a destruição total das peças apreendidas para que não haja risco de serem comercializadas novamente.
O diretor do setor de controle de qualidade, Bento Bezerra, orienta os pais que para que tomem precauções quando forem presentear os filhos como:
- Se atentar à faixa etária do brinquedo
- Com a embalagem
- A regularização, que pode ser conferida por meio do selo
Outras operações
Além da Operação Criança Segura, foram realizadas neste ano as operações Aulas Seguras (de 8 a 12 de janeiro) com foco na fiscalização de materiais escolares; Ambiente Seguro (de 8 a 12 de abril) sobre a manutenção de itens domésticos; e Energia Segura (de 10 a 14 de junho) para averiguar itens condutores de energia elétrica.
Também foi realizada a Operação Férias Seguras (de 1º a 5 de julho) com foco na fiscalização de itens de lazer, e a Operação Eficiência Energética (de 5 a 9 de agosto) para fiscalizar eletrodomésticos.
Em dezembro, está prevista a última operação especial para averiguar a qualidade dos brinquedos e adereços natalinos comercializados para as festas de fim de ano.