Após o ano mais quente do século, Campo Grande começou 2024 como uma das capitais com maiores variações de calor no mês de janeiro no Brasil. São 5°C acima da média esperada no mês. A cidade ocupa a quarta posição no ranking de temperaturas acima do normal. Na lista estão Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, respectivamente.
O relatório, divulgado nesta terça-feira (9), pelo Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus da União Europeia, revelou que 2023 foi o ano mais quente dos últimos 100 anos. Pela primeira vez, todos os dias ficaram 1°C acima do nível pré-industrial registrado de 1850 a 1900. Na metade do ano, os termômetros chegaram a ultrapassar 1,5°C e, em dois dias de novembro, ficaram 2°C mais quentes. Essa é a temperatura mais alta da década.
De acordo com os cientistas, o valor (1,5ºC) é considerado o “limite seguro” das mudanças climáticas e foi estipulado no Acordo de Paris para até o final deste século. A previsão é que não fosse atingido antes de 2030. Entretanto, cientistas não descartam que nos próximos meses a temperatura exceda os 1,5ºC.
O documento ainda revela que 2023 foi 0,60ºC mais quente do que a média no período de 1991-2020 e que foi o ano mais quente desde 1850. A média global ficou em 14,98ºC, 0,17ºC acima do valor mais alto registrado em 2016, considerado até então o ano mais quente.
Mato Grosso do Sul – O Estado esteve no ranking dos mais quentes do país durante todas as ondas de calor de 2023. Em dezembro, as máximas ultrapassaram os 40ºC em diversos municípios, como Corumbá (40,4), Três Lagoas (40,2) e Porto Murtinho (40,0). Os dados são de segunda-feira (8) e foram divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Esse é apenas um exemplo do cenário no Estado. Neste ano, Porto Murtinho e Água Clara bateram o recorde de 40ºC e foram consideradas umas das mais quentes do país.
Previsão – Para esta terça-feira (9), a meteorologia indica que o calor e tempo firme serão predominante em Mato Grosso do Sul, com temperatura máxima de 39ºC. Entretanto, não descartam a possibilidade de pancadas de chuva e até mesmo tempestades em municípios das regiões centro-norte e leste do Estado.
Conforme o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), as pancadas de chuva, típicas de verão, poderão acontecer nas demais áreas do Estado.
Na capital sul-mato-grossense a temperatura no período da manhã ficou em torno de 24°C. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura deve atingir os 33°C no decorrer do dia.