Everton Martins, diretor do estabelecimento: parceria supre uma necessidade na qualificação da assistência
A parceria entre o Hospital Adventista do Pênfigo (HAP) e o Governo do Estado vem produzindo excelentes frutos na área de saúde e assistência hospitalar especializada em Mato Grosso do Sul. A safra de realizações teve nesta terça-feira (17) mais uma significativa fase de colheita, com a inauguração de 30 novos leitos, sendo 10 de Centro de Terapia Intensiva e 20 clínicos, para a unidade centro, em Campo Grande.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões, os esforços do Governo para fortalecer o sistema de saúde incluem a parceria e garantem a todos os pacientes o acesso a serviços de qualidade. “A disponibilidade adicional de leitos é essencial para atender a alta demanda por internações”, afirmou. Para 2025 está prevista uma expansão ainda maior das ações conjuntas, incluindo a realização de procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade, especialmente na área de ortopedia, que enfrenta uma demanda crescente.
VOCAÇÃO ASSISTENCIAL
Everton Martin, diretor do Hospital, renovou o interesse na parceria com o Estado. “Mais 10 leitos de CTI e 20 leitos clínicos adicionais estão contratualizados com a Secretaria de Saúde. Esta iniciativa reforça a vocação assistencial da instituição, de trabalhar sempre com foco no cuidado e no bem-estar dos pacientes. Como hospital filantrópico, nosso compromisso com o atendimento pelo SUS é permanente”, disse.
O novo espaço do CTI será equipado com tecnologia de ponta e contará com uma equipe multidisciplinar das mais preparadas, pronta para assegurar cuidados intensivos e suporte aos pacientes que necessitam de atendimento especializado. A ampliação dos leitos também permitirá uma melhor gestão de casos complexos, reduzindo o tempo de espera e aumentando a eficiência no atendimento.
A parceria entre o Governo e o HAP começou em setembro de 2024, com a abertura de cinco leitos de UTI e 20 leitos clínicos na unidade Centro. Em resposta à alta demanda do setor e a disponibilidade para ampliação do atendimento, um aditivo no contrato foi feito em dezembro, permitindo a expansão para mais 10 leitos de CTI e outros 20 leitos clínicos que estão no processo de adequação para entrar em funcionamento. Para isso, a instituição está finalizando o processo de contratação de médicos, enfermeiros e técnicos, que irão integrar a equipe responsável pelo atendimento.