Arthur Winkler Torres, de apenas seis anos, estudante da Rede Municipal de Ensino de Corumbá está prestes a viver uma experiência única: participar da programação do Avistar 2025, o maior encontro de observadores de aves da América Latina. O evento ocorre entre os dias 16 e 18 de maio, no Jardim Botânico de São Paulo, reunindo mais de 10 mil participantes, entre cientistas, fotógrafos, guias, artistas e entusiastas da natureza.
Arthur, conhecido por sua curiosidade e paixão pelas aves do Pantanal, foi convidado pela organização do evento para integrar a programação. No sábado, 17, o estudante da Rede Municipal de Ensino de Corumbá será uma das atrações do painel Jovens Observadores – Começando na Observação, no auditório Master. A iniciativa busca despertar, desde cedo, o interesse das crianças pela biodiversidade e pela conservação ambiental.
O menino mostra suas aventuras e expedições em sua página no Instagram @avidadoarthur com os registros das observações de aves no Pantanal de Corumbá, em locais como Apa Baía Negra, Marina Gattass, Estrada Parque, entre outros.
A participação de Arthur será acompanhada e apoiada pela empresa Icterus Ecoturismo e Expedições, especializada em ecoturismo e educação ambiental. Atuante no Mato Grosso do Sul, a Icterus tem se destacado por seu trabalho em promover o birdwatching como uma ferramenta de conservação e desenvolvimento sustentável, que também se apresentará no evento.
O biólogo Gabriel Oliveira, mestre em Conservação e Desenvolvimento Sustentável, sócio e fundador da Icterus, também será um dos palestrantes do Avistar 2025. No dia 17, às 11h30, ele faz a apresentação “Entre Biomas e Fronteiras: As Aves de Corumbá e da Bolívia”.
Pequeno prodígio
A presença de Arthur no evento simboliza o envolvimento das novas gerações com a observação de aves, prática que tem ganhado destaque em todo o estado, inclusive em Corumbá.