Ranulfo Custódio Alves, de 101 anos, renovou sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na última quinta-feira (15) e segue como o motorista mais velho habilitado em Mato Grosso do Sul. Natural de Três Lagoas e morador de Camapuã, ele chegou sozinho à agência do Detran-MS dirigindo sua Ford F-1000 para realizar o processo de renovação.
Habilitado há 65 anos, Ranulfo passou com sucesso pelo exame médico exigido para condutores acima de 70 anos e conquistou mais três anos de validade em sua CNH. “Pra mim, o importante é eu ter minha vida com liberdade”, afirmou.
Pai de sete filhos e com dezenas de descendentes, ele mantém rotina ativa entre a cidade, a fazenda e visitas à filha em Campo Grande. Apesar da idade, prefere dirigir o próprio carro e recusa a ideia de ter um motorista. “Eu não sou homem de esperar!”, disse.
Ranulfo afirma que dirige com cautela, respeitando as leis de trânsito. “Guio devagar, não passo de 70 km/h. Coloco meu carro na minha faixa. Quem tiver com pressa, me poda”, explicou.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, motoristas com mais de 70 anos devem renovar a habilitação a cada três anos, conforme avaliação médica. Confiante, Ranulfo brincou: “Eu acho que vocês vão voltar aqui daqui a 3 anos. Vão dizer: vamos lá, o véinho vai renovar de novo”.
Mato Grosso do Sul tem valor diferenciado nas taxas de renovação para o público idoso. De 60 a 69 anos, o condutor tem 50% desconto na guia do Detran-MS, e a partir de 70 anos, o desconto é de 70%.
Levantamento do Detran-MS mostra que Mato Grosso do Sul tem 208 condutores com mais de 90 anos, que renovaram a habilitação nos últimos cinco anos. De janeiro a abril deste ano, 15 condutores com mais de 90 anos renovaram a CNH no Estado. No mesmo período de 2024, foram 17 renovações deste publico.