Sob chuva sem trégua, portões foram abertos pontualmente às 11h
A temida redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) já está nos pensamentos e na ponta da língua dos candidatos que chegaram cedo à Uniderp da Avenida Ceará, na manhã deste domingo (3), para realizar as provas do vestibular. Dentre os temas esperados, estão Inteligência Artificial e até Meio Ambiente.
A prova de redação é aplicada na primeira etapa do Enem, junto às questões de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia). Ao todo, são 90 questões de múltipla escolha, mais a dissertação argumentativa.
O quarteto de amigos Eloá Silva, de 17 anos, Marcos Gabriel, de 18 anos, Beatriz Cardoso, de 17 anos, e Lavinia Letícia, de 19 anos, já possui palpites sobre o possível tema a ser abordado na prova. “A expectativa para esse ano até que está boa, mas a ansiedade está a mil, então atrapalha bastante. Toda vez é a mesma preocupação com o tema da redação”, descrevem.
Para os amigos, a dissertação argumentativa deve envolver os temas de Inteligência Artificial, Meio Ambiente ou Educação, mais especificamente, voltada para a alfabetização infantil do Brasil. “Pode envolver tudo, são tudo probabilidades. A gente não tem certeza, é tudo uma previsão. Mas, se cair, está tudo certo”, disse uma das amigas.
Nem chuva espantou
Nem a chuva que pegou algumas pessoas de surpresa nesta manhã espantou os candidatos ao Enem. Com expectativa alta, o jeito foi encontrar abrigo embaixo de tendas ou locais fechados até a abertura dos portões, às 11h.
“A gente não esperava essa chuva do jeito que está, mas já esperava chuva. Ficamos cuidando a previsão do tempo durante a semana para nos planejarmos e também não perder a prova”, conta a empregada doméstica Gisele Ribeiro, de 37 anos, que percorreu da saída de Três Lagoas, região do Jardim Noroeste, até a Avenida Ceará para acompanhar a filha no vestibular.
Até a menina deixar a sala da prova, a ansiedade tomará conta de Gisele Ribeiro. Ela explica que a adolescente sonha em conseguir uma bolsa para estudar Design Gráfico e demonstra com muito amor o apoio à filha. “A gente veio de Uber, vou esperar ela terminar e me ligar. Então, vou voltar de novo de Uber para poder recebê-la na saída, para saber como foi”, conta.
Apoio aos candidatos
Os candidatos foram recebidos na Uniderp por equipes da Sejuv (Secretaria Municipal da Juventude) de Campo Grande. Ao Midiamax, a secretária da Juventude, Michele Ferreira conta que a ação é uma forma de apoio aos jovens. “Temos o cursinho preparatório para o Enem, então muitos desses jovens que estão aqui fizeram o cursinho. A gente faz essa recepção calorosa, com muita receptividade, dando essa segurança para eles”, relata.
As equipes entregaram água, maçãs e canetas pretas aos candidatos nesta manhã, e pretendem repetir a ação no próximo domingo (10), quando as provas de matemática e ciências da natureza serão aplicadas. O apoio deve ser realizado, desta vez, na UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul).
Mais de 51 mil inscritos
Em Mato Grosso do Sul, o Enem deve mobilizar mais de 51,1 mil. O exame é a porta de entrada milhões de estudantes para o Ensino Superior, tanto público quanto privado.
Dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) mostram o perfil daqueles que tentam uma oportunidade de continuar os estudos e garantir um diploma para chamar de seu.
Mato Grosso do Sul tem 51.199 pessoas inscritas no exame em 2024 – um aumento de 7,8% em comparação ao ano passado. Do total, 30.808 inscritos são do gênero feminino, ou seja, 60,17% do total, enquanto 20.391 são homens – 39,83% dos candidatos.
Com a nota do Enem é possível concorrer a vagas em programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).