Novas regras definidas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) vão bloquear as ligações de telemarketing enviadas em massa.
As mudanças passam a valer a partir de 1º de junho deste ano. O objetivo é reduzir o incômodo e os transtornos gerados aos consumidores de serviços de telefonia do país.
O bloqueio de ligações em massa é um dos destaques da decisão da Anatel, a partir da alteração do que é considerado tempo curto de duração da ligação feita pelas empresas aos consumidores.
Antes, eram consideradas chamadas curtas aquelas com até 3 segundos. Com as novas regras, são consideradas curtas as chamadas de até 6 segundos, com desligamento na origem ou no destino.
Segundo as regras da Anatel, o limite de chamadas curtas que as empresas podem efetuar é de 85% do total de ligações realizadas, para a empresa que fizer mais de 100 mil ligações em um dia. As empresas que ultrapassarem os limites serão bloqueadas por 15 dias.
Agora, com a ampliação do tempo de chamadas curtas, aumenta o escopo de ligações das empresas, porque os desligamentos, por exemplo, somam nesse quantitativo.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.