Após cidadãos brasileiros começarem a receber supostos e-mails em nome da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o órgão emitiu um alerta sobre um golpe que tem circulado por diversos meios digitais, utilizando o nome da agência.
O material falso supostamente notifica os destinatários sobre multas pelo acesso à plataforma “X” via VPN (Rede Virtual Privada). A Anatel esclarece que tais notificações são fraudes e não devem ser consideradas pelos usuários.
Confira o comunicado:
“Estão circulando, por e-mail ou outros meios digitais, mensagens eletrônicas falsas que utilizam o nome da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e notificam sobre multa por acesso via VPN à plataforma “X”. O órgão regulador de telecomunicações reforça que as mensagens não são verdadeiras.
Se receber uma mensagem desse tipo, não abra nenhum arquivo anexado, não clique em nenhum link e exclua a mensagem”.
Anatel
As falsas notificações começaram a circular em meio ao período de suspensão da rede social X. Na última semana, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes suspendeu o funcionamento do serviço em todo território brasileiro, e proibiu o acesso à plataforma em VPN (Redes Privadas Virtuais), sob pena de multa diária de R$ 50.000.
Nesta segunda-feira (2), os cinco ministros da Primeira Turma do STF confirmaram por unanimidade a suspensão da rede social no Brasil, até que a empresa cumpra todas as pendências com a justiça, pague as multas impostas e realize a indicação de um representante legal no país.
Os ministros validaram uma multa de R$ 50 mil para quem utilizar de meios como VPNs para acessar os serviços do X (antigo Twitter). Alexandre de Moraes, relator e autor da primeira decisão, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux foram os ministros que votaram pela continuidade da suspensão.