Um aluno de 11 anos salvou o colega, de 10, de um engasgo durante intervalo do dia 7 de junho na Escola Municipal Felícia Emiko Kawamura Sakitani, em Dois Irmãos do Buriti, a 103 km de Campo Grande.
Conforme divulgado ao canal Fala Povo do Midiamax, os alunos estavam em intervalo e em determinado momento Lorenzo, de 10 anos, começa a engasgar. O vídeo registrado pelas câmeras de segurança mostram momento em que Adrian, que participa do projeto Desbravadores da escola, age rapidamente e realiza a manobra Heimlich.
A manobra de Heimlich é uma técnica que auxilia na desobstrução das vias respiratórias e pode salvar vida e foi fundamental para que Adrian pudesse auxiliar no salvamento do colega. A escola registrou momento em que colegas se encontram e Lorenzo agradece. “Muito obrigada por salvar a minha vida’, afirma.
Bebê morreu engasgado
Recentemente, o Midiamax produziu reportagem sobre a manobra de Heimlich. Uma criança de 3 anos morreu após engasgar com pedaço de bolo em Cassilândia. Conforme orientações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros, os protocolos são diferentes e devem ser executados assim que o engasgo acontecer e, em todas as hipóteses, o socorro deve ser acionado. Confira as orientações que podem ser realizadas até a chegada da equipe especializada.
A manobra orientada pelo Corpo de Bombeiros é realizada como se fossem tapas leves nas costas do bebê. Isso é feito com a vítima deitada de bruços sobre um dos antebraços, com a cabeça em nível inferior ao corpo, batendo com a outra mão na forma de concha, com força moderada entre as escápulas.
Caso o bebê permaneça engasgado, é necessário realizar outro procedimento, virando a vítima de frente, também no antebraço. Com dois dedos, indicador e médio, o adulto deve fazer cinco compressões no meio do tórax, alternando os procedimentos até a desobstrução ou a chegada da equipe de salvamento.
O objetivo é que o bebê expulse o “corpo estranho’ que está causando a obstrução e volte a respirar normalmente.
Manobra de Heimlich
A Manobra de Heimlich deve ser realizada a partir de crianças que não sejam mais bebês. Ou seja, a manobra é feita em crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Na prática, conforme o Corpo de Bombeiros, a manobra de Heimlich consiste na realização de compressões para dentro e para cima (desenhando um J), a nível superior do abdômen, mais precisamente abaixo do esterno.
A cada série de 5 compressões, a vítima é reavaliada. Não havendo desobstrução, uma nova série de compressões deve ser iniciada, dando continuidade a essa sequência de procedimentos até que haja o desengasgamento.
Fonte: Msnews