No início desta semana, grupos de viajantes que escalavam a montanha Yandang, no leste da China, ficaram presos no meio de um penhasco, agarrados a uma corda ao longo de uma rota de escalada fixa, durante mais de uma hora.
Imagens dos alpinistas pendurados na encosta enquanto esperavam que outros avançassem ao longo da via ferrata – degraus de metal presos à montanha – tornaram-se virais nas redes sociais chinesas.
Outro internauta perguntou o que aconteceria se um dos alpinistas caísse e precisasse ser resgatado, mas todos foram mostrados usando capacetes, arneses e equipamentos de segurança.
A Wenzhou Dingcheng Sports Development Co., Ltd, que administra a via ferrata, disse ter subestimado o número de pessoas interessadas em escalar a montanha.
“Devido ao nosso erro de cálculo sobre quantos clientes viriam, à falta de controles de tráfego eficazes, como um sistema de reserva de bilhetes, e às deficiências na gestão no local, os clientes foram bloqueados e presos na rota de subida”, afirmou a empresa num comunicado.
A empresa acrescentou que estava suspendendo temporariamente a venda de ingressos enquanto cuidava da situação internamente e que no futuro implementaria um sistema de controle de tráfego para visitantes.
A montanha Yandang fica a cerca de 410 quilômetros ao sul de Xangai, na província de Zhejiang, e tem 1.150 metros de altura.
A primeira semana de maio é feriado do Dia do Trabalho na China, o que contribuiu para o grande número de turistas na região.
Um local popular para turistas na China, a Montanha Yandang foi submetida à designação de Patrimônio Mundial da UNESCO em 2001 e permanece na lista provisória.