Autor de um dos gols da vitória brasileira por 2 a 1 diante da Argentina no Parapan do ano passado, disputado em Santiago, no Chile, o campo-grandense Matheus Cardoso, 27, espera marcar novamente contra os “hermanos”, desta vez pelas quartas de final do mundial de paralisados cerebrais, disputado em Salou, Espanha.
Com três vitórias em três jogos, o Brasil venceu o Japão por 1 a 0 nesta quinta-feira (14), confronto válido pela última partida da fase de grupos da competição, gol marcado por João Batista. Além dos asiáticos, o Brasil venceu o Canadá por 4 a 0 na estreia, bem como derrotou a Inglaterra pelo placar mínimo na última terça-feira (12).
Ao Correio do Estado, Matheus falou sobre o gol marcado no Parapan, e aproveitou para relembrar o fato de nunca ter perdido para os argentinos.
“Espero eliminar eles (Argentina), quem torce para nós, use a palavra que quiser , mas para mim eles são apenas rivais. Graças a Deus ainda não perdi desde que estou na seleção, cinco jogos, cinco vitórias”, lembrou.
Apesar de invicto contra os argentinos, Matheus mantém a cautela e diz que nesta etapa da competição não existe jogo fácil.
“Será um jogo pegado, um clássico, vamos focados para fazer um grande jogo, o mais importante é a vitória, vamos buscar isso. Vencemos eles duas vezes ano passado no parapan , e esperamos continuar nessa série de vitórias contra eles, sábado é guerra.” Para ele, para vencer o título nunca conquistado, o Brasil precisa colocar o coração “na ponta da chuteira.”
Além de Matheus Aparecido Cardoso, atleta do Centro Arco-Íris de Reabilitação Alternativa (Caira-MS) representam o Caira-MS: Angelo dos Santos Mota, Jefferson Miranda Cardoso, Bruno Silva Ayva, Moacir Fernando Silva Matos, Heitor Luiz Ramires Camposano, Eduardo Felipe da Silva Martins, além de Hebert Honório Lemes Oviedo, natural de Mato Grosso do Sul, atleta do Vasco da Gama.
Modalidade
No futebol de PC, os atletas são divididos em três classes – FT1, FT2 e FT3. A classe FT1 é composta por atletas de maior comprometimento físico. Por regra, cada equipe deve ter pelo menos um destes atletas em campo. A classe FT2- composta por Matheus Cardoso, integra atletas de comprometimento médio.
Por fim, a classe FT3 reúne os jogadores com menor grau de paralisia. O jogo permite que apenas um atleta por time esteja no gramado.
Regras
As regras são semelhantes às do futebol convencional. As diferenças estão no número de jogadores por equipe (sete), partidas com duração de 30 minutos cada tempo, campo 70×50 metros, traves — dois metros por cinco. Os confrontos não possuem impedimento e as cobranças de lateral podem ser feitas com uma das mãos.
Segunda melhor seleção do mundo na modalidade, conforme o ranking mundial, o Brasil busca um título inédito. A equipe bateu na trave em 2003 e 2013, anos em que ficou com o vice-campeonato. Na última edição, em 2022, também disputada em Salou, os brasileiros conquistaram a medalha de bronze. A Ucrânia é a atual campeã.
Lista de Chamados
- Hebert Honório Lemes Oviedo
- Angelo dos Santos Mota
- Evandro de Oliveira
- Jefferson Miranda Cardoso
- Matheus Aparecido Cardoso de Souza
- Bruno Silva Aiva
- Vinícius Ribeiro Araújo
- Moacir Fernando Silva Matos
- João Victor Batista Cortês
- Heitor Luiz Ramires Camposano
- João Batista de Araújo
- Jefferson Luiz da Silva
- Eduardo Felipe da Silva Martins
- Thomasson Pereira Nunes
- Treinador – Paulo Alberto Da Veiga
Serviço
O Brasil entra em campo às 7h30, hora de MS neste sábado (16). As partidas são transmitidas ao vivo pelo canal da Federação Internacional de Futebol de Paralisados Cerebrais (IFCPF, na sigla em inglês) no YouTube.