Um adolescente de 13 anos foi vítima de afogamento, na tarde desta terça-feira (29), em uma lagoa do bairro Pedra 90, em Cuiabá.
O Corpo de Bombeiros informou que, de acordo com testemunhas, o adolescente e o irmão estavam tomando banho na lagoa e em certo momento ele submergiu nas águas e não voltou à superfície.
Depois de 20 minutos de buscas os bombeiros encontraram o corpo.
Outro caso
Um rapaz, de 23 anos, morreu no Rio Araguaia, em Confresa, a 1160 km de Cuiabá, nessa segunda-feira (28). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o rapaz teria desaparecido no rio, e algumas pessoas acionaram os militares.
Nesta terça, a equipe de mergulho realizou buscas subaquáticas em frente à aldeia Itxala e logo em seguida foi localizado o corpo da vitima.
Alerta dos bombeiros
É comum que, em casos de afogamentos, pessoas que estejam por perto tentem salvar a vítima. Porém, como explica o major do Corpo de Bombeiros, essa atitude deve ser cercada por cuidados, evitando que outra pessoa, além da vítima, também se afogue.
A primeira atitude deve ser sempre ligar para o socorro, através do número 193. Depois, os cidadãos podem tentar jogar um objeto flutuante para que a pessoa que está se afogando possa segurar.
Em casos de conseguir tirar a vítima desacordada da água, a orientação é tentar estimular a vítima a ter alguma reação, sacudindo seu corpo e conversando com ela. Caso ela continue desacordada, uma reanimação cardiorrespiratória, técnica de primeiros socorrospode ser iniciada.