A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul apresentou nesta quarta-feira (18) os resultados da Operação Aurora, realizada entre os dias 6 e 18 de dezembro, voltada ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. A ação mobilizou efetivo expressivo e alcançou dezenas de municípios do estado.
A “Operação Aurora: Por um Amanhecer Sem Feminicídio” foi realizada por iniciativa do Núcleo Institucional da Cidadania – NIC/DGPC, coordenado pela delegada Maíra Pacheco Machado e dirigido pela delegada Elaine Benicasa, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – DEAM
Ao todo, 360 agentes participaram diretamente das ações, que resultaram em apreensões, prisões e cumprimento de medidas judiciais. Estas ações abrangeram todos os 79 municípios do Estado e empregaram 103 viaturas.
A operação contabilizou:
- 92 prisões em flagrante por violência doméstica contra a mulher;
- 29 mandados de prisão cumpridos, sendo 12 referentes a medidas cautelares diversas da prisão, como monitoramento eletrônico;
- 15 prisões relacionadas à pensão alimentícia;
- 9 armas de fogo e 6 armas brancas apreendidas;
- 137 munições recolhidas.
Além disso, foram realizados 547 inquéritos policiais relacionados a casos de violência doméstica e familiar, com 431 inquéritos concluídos durante o período da operação. Também foram cumpridos 34 mandados de busca e apreensão.
A Operação Aurora reforçou a importância da articulação entre forças policiais para o enfrentamento à violência de gênero e não apenas reprimiu delitos como também fortaleceu a resposta judicial por meio do encaminhamento de 440 Medidas Protetivas de Urgência (MPUs) solicitadas no período.
Conforme o Delegado Geral da Polícia Civil – Lupérsio Degerone Lúcio “o combate à violência doméstica segue como uma prioridade estratégica da PCMS, com investimentos na capacitação de agentes e ampliação das redes de proteção às vítimas”.
A operação também se destaca pela agilidade no encaminhamento de denúncias e pela resolutividade dos casos registrados.