Durante os cumprimentos de mandados da operação Tractus na manhã desta quarta-feira (28), a PF (Polícia Federal) apreendeu em Corumbá, cidade a 428 quilômetros de Campo Grande, um barco, 800 cabeças de gado, além de revólveres, veículos, celulares e documentos. A ação mira quadrilha que usava áreas alagadiças e de difícil trânsito no Pantanal para o tráfico de cocaína.
Ao todo foram cumpridos dois mandados de prisão temporária e 11 de busca e apreensão nas cidades de Campo Grande, Corumbá e Anastácio. De acordo com a PF, as investigações começaram com a Delegacia de Três Lagoas após apreensão de 163 kg de cocaína no fundo falso de um caminhão Ford F4000, no dia 3 de fevereiro do ano passado.
O flagrante aconteceu na BR-262, km 143, em Água Clara. O condutor do veículo foi abordado pela equipe que fiscalizava a rodovia e afirmou não saber da existência da droga. Ele foi preso em flagrante e encaminhado para a Polícia Federal de Três Lagoas. No entanto, não foram cumpridas ordens judiciais em nenhuma dessas cidades.
A ação de hoje contou com cerca de 60 policiais federais, integrantes do GPI (Grupo de Pronta Intervenção) e uma aeronave do CAOP (Comando de Aviação Operacional). O nome dos investigados e presos não foram divulgados, mas ainda houve bloqueio de 13 contas bancárias, sequestro de seis imóveis, entre eles duas fazendas.
Em Campo Grande foram apreendidos quatro dos 25 veículos, duas pistolas, uma arma longa, celulares, joias e mais R$ 900 mil em dinheiro e, no decorrer da investigação, foi confiscada aproximadamente uma tonelada de cocaína.
Quadrilha – De acordo com nota da PF, o grupo criminoso fazia o transporte da droga e de armas de uso restrito por áreas alagadiças e de difícil trânsito no Pantanal sul-mato-grossense. A quadrilha era liderada por homem condenado por tráfico de drogas.
Fonte: Campo Grande News