Servidores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) podem se inscrever até o dia 23 de fevereiro para o ENA (Exame Nacional de Acesso) 2025. A prova possibilita o ingresso no mestrado profissional em Administração Pública em Rede Nacional, conhecido como Profiap.
O curso é voltado ao aprimoramento da administração pública e desenvolvimento de profissionais para a prática administrativa avançada.
Ao todo são oferecidas 29 vagas – 15 vagas exclusivas para servidores da UFMS, cinco para servidores de instituições federais de ensino não associadas e quatro para candidatos inscritos na modalidade de ampla concorrência. O resultado deve ser divulgado em março.
Para se inscrever, os interessados precisam ter feito o Teste da Anpad (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração) de 2023, 2024 e 2025. Neste ano o teste está previsto para fevereiro.
Depois disso, basta acessar a página da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura). Além de preencher o formulário, é necessário escolher em qual universidade associada o candidato vai optar por cursar o mestrado.
A inscrição tem taxa de R$ 200.
O processo seletivo será feito conforme desempenho no Teste da Anpad.
Os candidatos que não atingirem a nota mínima de 250 pontos no teste Anpad são eliminados do processo. A maior pontuação obtida entre as edições válidas será considerada
As aulas ocorrerão nos períodos vespertino e noturno, às segundas, terças e quartas-feiras, seguindo o calendário da UFMS, na Escola de Administração e Negócios, tanto nas modalidades presenciais, semipresenciais e on-line.
O Profiap tem como objetivo capacitar profissionais para o exercício da prática administrativa nas organizações públicas, que sejam capazes de contribuir para aumentar a sua produtividade e a efetividade, bem como disponibilizar instrumentos, modelos e metodologias que sirvam como referência para a melhoria da gestão pública.
CONFRA O EDITAL