Candidato a prefeito pelo PSDB, o vereador Dr. Cassiano tem uma ampla vantagem sobre o Dr. Ruy Costa Neto, do DC
Os oito anos de gestão do PSDB na prefeitura municipal de Três Lagoas não foram suficientes para que a população ficasse saturada da administração tucana e, no pleito do dia 6 de outubro, a cidade deve eleger como prefeito mais um candidato do partido.
Conforme levantamento feito pelo Correio do Estadolevando em consideração pesquisas de intenções de voto já divulgadas e análises de especialistas políticos de Mato Grosso do Sul, o candidato tucano, o vereador Cassiano Rojas Maia, Dr. Cassiano, já estaria virtualmente eleito.
Todas as pesquisas publicadas até o momento trazem o presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas com mais de 30 pontos porcentuais de vantagem sobre o segundo colocado, o médico Ruy Costa Neto (DC), o Dr. Ruy Costa, e isso antes mesmo de as eleições começarem para valer, pois, ainda em 2023, o nome dele já era a primeira opção na boca do povo.
De lá para cá, de acordo com os especialistas políticos, essa preferência junto aos eleitores de Três Lagoas só cresceu, tornando a eleição no município uma verdadeira barbada – termo usado no turfe para classificar um páreo fácil, ou seja, em que o cavalo vencedor já é conhecido pelos apostadores.
Mesmo assim, como em política 24 horas é uma eternidade, não se pode bater o martelo sobre a vitória do Dr. Cassiano na eleição para prefeito de Três Lagoas antes de os 86.968 votos do município serem registrados pelas urnas eletrônicas no dia 6 de outubro.
Afinal, o pleito só termina quando acaba, e é nisso que Dr. Ruy Costa aposta para continuar com a campanha eleitoral, projetando, até o momento, uma improvável virada junto à preferência dos eleitores três-lagoenses dentro dos próximos dias.
LASTRO
No entanto, a grande vantagem de Dr. Cassiano sobre os seus adversários na corrida pela prefeitura de Três Lagoas não foi construída da noite para o dia, e pode ser creditada à administração do atual prefeito, Ângelo Guerreiro (PSDB), que chega ao fim do seu segundo mandato com mais de 90% de aprovação.
Além disso, conforme os especialistas políticos, a boa gestão do Dr. Cassiano à frente da presidência da Câmara Municipal de Três Lagoas também pesa na hora de o eleitor três-lagoense optar por ele na hora de definir o candidato.
Sem contar que ele também foi secretário municipal nas pastas da Saúde, de Finanças, de Meio Ambiente, de Esportes e, por último, como secretário-geral da prefeitura, tendo uma trajetória de envolvimento intenso na administração pública local, que encerra os oito anos de mandato com ótima aprovação.
Outros fatores que pesam a favor do candidato tucano são o fato de ser médico ginecologista, tendo ajudado a trazer ao mundo muitas crianças no município, ser natural de Três Lagoas e ter, além do apoio do atual prefeito, Ângelo Guerreiro, as bênçãos do PP da senadora Tereza Cristina, que indicou a candidata a vice-prefeita, a ex-vereadora e ex-secretária municipal de Assistência Social Vera Helena.
O Dr. Cassiano tem também um amplo arco de alianças, que inclui, além do PSDB e do PP, os partidos Cidadania, MDB, PSB, Republicanos, União Brasil, PSD, Avante e PL. E, ainda, precisa ser contabilizado o fato de o candidato ser o dono da menor rejeição junto aos eleitores de Três Lagoas, algo que costuma definir eleições.
AZARÃO
Ainda usando as gírias comuns ao turfe, o candidato Dr. Ruy Costa pode ser classificado como o azarão, ou seja, aquele cavalo em que poucos apostam por ter chances remotas de vencer a corrida, mas que, às vezes, ganha.
Renomado médico ginecologista, ele é casado com Luciana Antônio Pedroso da Costa, enfermeira, há 17 anos e é filho do funcionário público aposentado da Fazenda Sebastião Roberto José da Costa e da professora aposentada Simonia Souza Lima da Costa.
O Dr. Ruy ainda é bisneto do ex-deputado estadual, ex-prefeito de Coxim e ex-presidente da Câmara de Três Lagoas Sabino José da Costa.
Natural de Três Lagoas, fez toda a sua Educação Básica no município e, aos 15 anos, mudou-se para Cuiabá (MT) para se preparar para o vestibular para o curso de Medicina da Universidade de Santo Amaro, em São Paulo (SP).
Lá ele se formou e, depois, fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia na PUC-SP. O candidato é concursado na prefeitura de Três Lagoas como médico ginecologista e obstetra há 16 anos.
Portanto, a única certeza sobre o pleito em Três Lagoas é que o vencedor será um médico. Porém, não se pode descartar ainda as candidaturas de Juvenal Ferreira (PRD) e do Professor Vitor (PSTU), pois nada é impossível.
4.279%
Porcentual do eleitorado de Três Lagoas em relação ao do estado