Professora da Escola Municipal Iracema de Souza Mendonça, agiu rápido para proteger os alunos de um homem que invadiu a escola armado com faca, na manhã desta quinta-feira (27), no bairro Universitário, em Campo Grande.
A família das crianças foram avisadas da invasão e orientadas a irem buscar as crianças. “Minha filha foi avisada, mas como ela é gestante e não pode passar nervoso eu vim buscar minha neta”, conta Graziane Farias.
Segundo ela, a escola contou sobre a invasão do homem armado com faca e a neta confirmou destacando a proteção da professora.
“Minha neta falou que a professora protegeu as crianças e colocou mesas e cadeiras na porta para o homem não entrar na sala e acabar acontecendo o pior”, disse.
Assustados, os familiares pediram mais segurança e um Guarda Civil Metropolitano na unidade escolar.
“A gente reforça o pedido de policiamento nas escolas, não apenas na entrada e na saída. “Tem que ser o tempo todo, infelizmente vivemos tempos de insegurança”, diz Graziane.
Invasão e prisão
O homem armado foi preso pela GCM depois de invadir o recinto escolar durante tentativa de fuga de uma abordagem. O comparsa que estava com ele conseguiu fugir.
Os criminosos estavam armados com faca, praticando roubos nesta quarta-feira (26), na região. Uma mulher foi assaltada saindo da creche, quando foi buscar a neta, e denunciou o caso.
Desde então, os criminosos estavam sendo monitorados pela Guarda Municipal. Na manhã desta quinta-feira, eles foram encontrados em uma casa abandonada. A guarnição tentou realizar a abordagem, mas os dois fugiram.
Um deles teria conseguido fugir, o outro, porém, entrou na escola pelo portão da garagem, dando acesso aos fundos da instituição, onde havia crianças que estavam fazendo atividade na quadra.
Conforme informações de um dos professores à equipe do TopMídiaNews, as crianças foram retiradas da quadra onde o suspeito invadiu e os pais acionados para buscarem os filhos. “Ele entrou, passou pelo pátio e já pulou o muro na sequência e fugiu”, disse um funcionário da instituição.
Agentes da guarda também entraram na escola atrás do suspeito e continuaram a perseguição. Ele foi capturado e preso. Apesar do susto, ninguém se feriu. A faca também foi apreendida. O outro suspeito já foi identificado e segue sendo procurado.
A Semed (Secretaria Municipal de Educação) emitiu nota sobre o caso:
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) esclarece que, na manhã de hoje, dois homens estavam em fuga durante uma ação policial e um deles entrou na Escola Municipal Professora Iracema de Souza Mendonça com a intenção de se esconder. A Polícia Militar de Campo Grande prontamente realizou a apreensão do indivíduo, e nenhum aluno ou servidor da escola teve contato com o cidadão em questão.
O incidente causou preocupação momentânea, mas destacamos que todos os alunos e servidores estão bem. As aulas na unidade continuam normalmente, e a situação já foi resolvida com a intervenção das autoridades competentes.
A Secretaria reitera que a segurança das nossas escolas é uma prioridade, e estamos sempre trabalhando em conjunto com as forças de segurança para garantir um ambiente seguro para todos.