Prova antiga da Fuvest viraliza: “Podia voltar a ser assim” Fuvest alerta para perfil falso nas redes sociais Dia Mundial do Livro: veja títulos cobrados nos vestibulares 2026

Considerado um dos vestibulares mais concorridos no Brasil, a Fuvest já divulgou o cronograma da edição deste ano. As provas, que dão acesso aos cursos de graduação na USP (Universidade de São Paulo)serão aplicadas no segundo semestre.

Antes disso, o participante que deseja participar poderá solicitar, pela internet, a isenção ou redução na taxa de inscrição a partir das 12h (horário de Brasília) do dia 12 de maio até as 12h de 11 de julho.

Têm direito à isenção os candidatos que estudaram em escolas públicas ou obtiveram o diploma do ensino médio a partir de exames nacionais de certificação, como o Encceja. A renda familiar bruta por pessoa deve ser de até R $ 2,277,00.

Se o participante tiver renda de até R $ 2,277,00mas concluiu os estudos em escolas privadas, será possível pedir a redução de 50% no valor da inscrição.

Também é permitido solicitar a redução nos casos em que o candidato, seja de escola pública ou particular, tenha renda familiar bruta por pessoa de até R $ 3,036,00.

O participante com renda familiar bruta por pessoa de até R $ 4,554,00 poderá solicitar a redução apenas se tiver estudado em escolas públicas ou obtido o diploma do ensino médio a partir de exames nacionais de certificação. Candidatos com essa faixa de renda e que concluíram os estudos em escolas privadas não têm direito à redução do valor.

Nos casos em que o candidato solicitar a isenção, mas não tiver o pedido aprovado, será possível solicitar recurso entre os dias 7 e 11 de agosto.

Se, ainda assim, a solicitação for indeferida, ou o candidato não tiver direito à isenção, será necessário pagar a taxa de R $ 211 no ato da inscrição. O prazo terá início no dia 18 de agostoindo até 7 de outubro.

Quando será a Fuvest 2026?

UM primeira fase da Fuvest 2026 será realizada no dia 23 de novembro. Nela, os candidatos respondem a 90 questões de múltipla escolha. Cada uma tem cinco alternativas. Para este ano, a novidade é que o vestibular passará a cobrar temas relacionados a arte, sociologia, filosofia e educação física.

Os candidatos que são classificados realizam, então, a segunda faseque em 2025 será nos dias 14 e 15 de dezembro. Não primeiroos candidatos respondem a 10 questões discursivas de língua portuguesa.

Nessa etapa, são abordados temas referentes à interpretação de texto, gramática e literatura, considerando a lista de obras obrigatórias cobradas no vestibular. É nessa etapa que os candidatos também realizam a redação, que, a partir deste ano, cobrará outros gêneros textuais além da dissertação.

Não segundo diaos candidatos respondem o total de 12 questões que englobam de duas a quatro disciplinas. Elas variam de acordo com o curso. No caso de medicina, por exemplo, os participantes respondem a questões de biologia, física, geografia e química. Em letras, o candidato faz apenas as provas de história e geografia.

Habilidades específicas

Os candidatos que pretendem tentar uma vaga nos cursos de artes cênicasAssim, artes visuais e música deverão prestar uma prova que vai avaliar habilidades específicas. As avaliações são elaboradas pela unidade da USP responsável pela carreira, seguindo suas próprias especificações. Segundo o cronograma da Fuvest 2026, elas serão realizadas de 9 a 12 de dezembro.

Obras obrigatórias

Em 2026, a Fuvest selecionou apenas obras de autoras mulheres para as leituras obrigatórias. O objetivo, segundo a instituição, é valorizar o papel das mulheres na literatura.

Veja a lista de leitura obrigatória da Fuvest de 2026:

  • Opúsculo Humanitário (1853) – Nísia Floresta
  • Nebulosas (1872) – Narcisa Amália
  • Memórias de Martha (1899) – Julia Lopes de Almeida
  • Caminho de Pedras (1937) – Rachel de Queiroz
  • O Cristo Cigano (1961) – Sophia de Mello Breyner Andresen
  • As Meninas (1973) – Lygia Fagundes Telles
  • Balada de Amor ao Vento (1990) – Paulina Chiziane
  • Canção para Ninar Menino Grande (2018) – Conceição Evaristo
  • A Visão das Plantas (2019) – Djaimilia Pereira de Almeida

Quando sai o resultado da Fuvest 2026?

Para a lista de aprovados n / D primeira chamada será divulgada em 23 de janeiro de 2026.

Fuvest 2025: como fazer uma boa resposta dissertativa na segunda fase

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Fuvest 2026: veja o que já se sabe sobre o vestibular da USP no site CNN Brasil.

✅ Selecione qualquer plataforma abaixo para acessar nossas redes sociais.:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, e Threads.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Deve ler

spot_img