Operação da Polícia Federal em conjunto com o Ministério Público do Trabalho, nesta terça-feira (25), resgatou quatro trabalhadores em condições análogas à escravidão em uma fazenda localizada no município de Corumbá – distante a 426 quilômetros de Campo Grande.
A operação foi desencadeada após uma denúncia anônima. O local é de difícil acesso, sendo necessária a utilização de aeronave para realização da fiscalização.
No local foi constatado que os trabalhadores viviam em condições degradantes. Foi constatado que eles dormiam em redes embaixo de lona enquanto outros utilizavam colchão sobre cama de palha.
Falta de água potável, de banheiros e de instalações adequadas para o preparo de refeições foram outras irregularidades flagradas durante a operação. Os agentes apuraram ainda, que os trabalhadores consumiam a mesma água utilizada pelo gado, que eles faziam necessidades fisiológicas no mato e que preparavam os alimentos em fogareiro improvisado.
Os empregadores responderão pelas sanções administrativas e trabalhistas cabíveis, sem prejuízo de sua responsabilização criminal pelo crime de redução a condição análoga à escravidão.
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=();t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)(0);
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘378408787263596’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);