Hospital Universitário estendeu a humanização para além do atendimento médico e surpreendeu pacientes com festas de aniversário, em Campo Grande.
Conforme a divulgação, o ato faz com que equipes de saúde transformem o local em um ambiente de carinho e alegria. Além disso, oferece um momento inesquecível para aqueles que enfrentam a solidão e as dores de um leito hospitalar.
O HU destacou duas duas histórias recentes e emocionantes, que marcaram a clínica médica da unidade. Foi quando os pacientes Sr. Laerte Alves de Sousa e Dona Lori Terezinha Kruger receberam homenagens inesperadas e cheias de amor.
Surpresa
O paciente Laerte – internado desde dezembro de 2024 – completou 82 anos. Sem visitas regulares e marcado pela vulnerabilidade social, o doente recebeu das colaboradoras Vanessa Aparecida Farias e Rozana Mello, junto à enfermagem da Clínica Médica, bolo, salgados e brigadeiro feitos pela própria Vanessa. A ideia é fazê-lo sentir querido e acolhido.
“Nos sentimos mais felizes que ele por poder proporcionar esse momento único”, disse Vanessa, emocionada. Para viabilizar a comemoração, Vanessa contou com o apoio fundamental do Enfermeiro José Wellington, que prontamente validou a ideia e ajudou a tornar a surpresa possível. A reação do Sr. Laerte foi cheia de gratidão, e “quase chorou”, relembra a equipe com carinho.
Lori Terezinha Kruger
Ainda segundo a divulgação, outro momento tocante ocorreu com Dona Lori, de 80 anos, sem filhos, mas com uma família que a amava profundamente. O sobrinho, ao visitar a unidade, levou iogurtes para a equipe de enfermagem, compartilhando que era aniversário de sua tia e que ela queria dividir sua alegria com todos.
Assim, a equipe decidiu retribuir o gesto de carinho e fez uma surpresa para Dona Lori. Encheram o quarto de balões coloridos, desenharam carinhas felizes e preparam um vídeo com a música de parabéns.
“A surpresa foi impagável! A felicidade no rostinho dela não tem preço”, lembra Klaiye Regina Alves Teixeira, Técnica em Enfermagem. Dona Lori, tocada pela lembrança e pelo gesto de carinho, foi surpreendida com três músicas de parabéns cantadas em alto e bom som pela equipe, trazendo um sorriso radiante ao seu rosto. “Não sabia como agradecer”, disse emocionada, ao ver que a equipe a via não apenas como paciente, mas como alguém querida e importante.
Humanização como pilar do atendimento
“Eu e a Rozana sempre pensamos em tornar o tratamento mais humano, respeitando as diferenças individuais e as necessidades das pessoas através da humanização”, compartilha Vanessa sobre sua ação com o Sr. Laerte. Com a ajuda de toda a equipe da Clínica Médica do HU.
Klaiye Regina Alves Teixeira, sobre sua ação com Dona Lori, também reflete sobre o impacto que a surpresa teve: “Foi um momento de pura alegria para ela, algo simples, mas que fez toda a diferença. Dona Lori se sentiu verdadeiramente valorizada”, noticiou o hospital.
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=();t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)(0);
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘378408787263596’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);