O espaço Brazilian Cattle, tradicional na Expozebu, completa 20 anos em 2025 como uma das principais vitrines da genética bovina brasileira para o mercado internacional. A iniciativa é realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ)em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Nesta edição, o Salão Internacional recebeu mais de 600 visitantes estrangeiros e promoveu rodadas de negócios com representantes de diversos países interessados em genética zebuína, produtos e serviços do agronegócio brasileiro.
Segundo dados da ABCZ, dos 33 pedidos de abertura de mercado encaminhados este ano, sete foram concretizados e outros 23 seguem em andamento. Além disso, seis convênios de cooperação técnica foram firmados com países como Guatemala, Peru, Equador, Nicarágua, Mali e Costa do Marfim.
Articulação para o mercado bovino
O projeto Brazilian Cattle também atua na articulação regulatória entre o Brasil e os países importadores, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), garantindo segurança sanitária e jurídica para as operações comerciais.
A estrutura do salão oferece suporte para expositores, compradores internacionais e empresas brasileiras, com o objetivo de fomentar negócios e ampliar a presença global da pecuária nacional.