Perigo no litoral, ar seco e condições pra geada; veja como fica o tempo pelo Brasil no feriadão

O feriado do dia do trabalhador começa com a atuação de uma área de alta pressão sobre o centro-sul do país que deve manter a condição de tempo firme na maior parte dos estados das regiões Sul e Sudeste. Segundo a Climatempoo ar frio segue impactando sobre parte da região e mantém a madrugada e início da manhã mais gelados, com condições para formação de geada nas áreas mais elevadas do sudeste gaúcho, na serra gaúcha e catarinense.

No decorrer do dia, o sol deve predominar entre algumas nuvens e não há previsão de chuva na maioria das áreas. Nas missões e noroeste gaúcho, e também no norte paulista, o ar seco ganha força durante o dia e estabelece o alerta para baixa umidade do ar – com índices variando entre 21 e 30%.

Excepcionalmente no extremo norte e noroeste de Minas Gerais, e também em alguns pontos do litoral do Espírito Santo, haverá condições para pancadas de chuva isoladas no período da tarde.

Na região Centro-Oeste, a chuva segue se espalhando entre a metade norte do Mato Grosso, de Goiás e no Distrito Federal, caindo em forma de pancadas no período da tarde. Entre o norte de Mato Grosso e de Goiás, o cenário ainda é de atenção para chuva localmente forte, seguida por raios e ventos.

No Mato Grosso do Sul, a atuação de uma área de alta pressão em níveis médios da atmosfera deve manter a condição de tempo firme, e gradativamente as temperaturas também voltam a aumentar durante o dia. Destaque para o oeste do estado, que também entra em atenção para baixa umidade do ar no decorrer das horas mais quentes.

Atenção para chuva forte!

Na região Nordeste, o deslocamento da frente fria sobre a costa mantém a chuva pesada caindo sobre a Bahia, com destaque para a metade sul do estado que entra na rota dos temporais. No litoral sul da Bahia, o cenário é de perigo para chuva forte com volumes elevados. Ainda chove também no litoral do Maranhão.

Nas demais regiões do interior nordestino, predomínio de tempo firme e as temperaturas seguem elevadas durante o dia. Em boa parte do sertão, o ar seco ganha força durante o dia e derruba os índices de umidade relativa do ar, que entram em limiares de atenção.

Na região Norte, as instabilidades devem seguir se espalhando por todos os estados, ainda associadas à interação entre calor e umidade presentes na atmosfera. Destaque para os temporais que seguem caindo entre o norte do Amazonas e do Amapá, e também no estado de Roraima. Entre o Acre, Rondônia, no Pará e no Tocantins, atenção para chuva localmente forte.

✅ Selecione qualquer plataforma abaixo para acessar nossas redes sociais.:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, e Threads.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Deve ler

spot_img