O município de Corumbá suspendeu as aulas da Rede Municipal de Ensino, após recomendação da Secretaria de Saúde. A suspensão ocorre devido aumento dos casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).
Conforme o Diário Corumbaense, a secretária municipal de Educação, Mabel Marinho Sahib Aguilar, já encaminhou comunicado interno a todos os gestores determinando o cumprimento da medida preventiva a partir desta terça-feira (29) até o próximo domingo (04), podendo haver prorrogação da suspensão.
Devido ao aumento nos casos, o secretário de saúde do município, Antônio Juliano de Barros, emitiu uma nota com medidas preventivas para conter a circulação de vírus respiratórios.
Além da suspensão das aulas, outra medida adotada é a suspensão de eventos que promovam aglomerações. Outro ponto destacado é o uso obrigatório de máscaras em locais de atendimento ao público, independentemente de sintomas, e a orientação para que a população busque atendimento médico ao primeiro sinal de dificuldade respiratória, febre persistente ou queda na saturação de oxigênio.
Abaixo, confira na íntegra as recomendações:
1. Isolamento imediato de casos positivos e sintomáticos, com o afastamento de 07 dias de suas atividades, a partir do início dos sintomas;
2. Uso de máscara para pessoas com sintomas respiratórios;
3. Lavagem das mãos e uso de álcool em Gel;
4. Limpeza e desinfecção do local diariamente ou sempre que necessário;
5. Vacinação das pessoas que estão descritas no grupo prioritário e que até o momento não tenham recebido a vacina na campanha atual;
6. Suspensão de eventos que promovam a aglomeração de pessoas, exceto eventos relacionados ao atendimento de saúde;
7. Suspensão das aulas nas escolas públicas e privadas no período de 29/04/2025 até 04/05/2025, podendo este período ser prorrogado em caso de necessidade.
8. Uso de máscaras no atendimento ao público em todos os locais com circulação de pessoas;
9. Buscar atendimento médico ao primeiro sinal de dificuldade respiratória, febre persistente ou queda de saturação.