Governador Eduardo Riedel (PSDB) celebrou, nesta quinta-feira (20), que 70% da obra da ponte de Porto Murtinho esteja concluída. Aos gestores da Rota Bioceânica foi dito que os trabalhos estão dentro do cronograma.
A fala de Riedel se deu durante o encerramento do 6º Fórum de Gobiernos Subnacionales del Corredor Bioecanico, realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande. O encontro ocorreu dentro do Seminário Internacional da Rota Bioceânica, de 18 a 20 de fevereiro.
O objetivo do Fórum, segundo os gestores, foi alinhar estratégias, identificar e superar desafios nos mais diversos aspectos da construção do empreendimento, que abre um corredor dentro do Brasil e em diversos países latino-americanos para criar um caminho mais curto para o escoamento de produtos pelo Oceano Pacífico.
Na entrevista coletiva estiveram presentes, além do governador de MS, representantes do Paraguai, Argentina e Chile, sendo governadores Ricardo Díaz Cortés, de Antofagasta, Carlos Alberto Sadir, de Jujuy, Julio San Millán, de Salta, Harold Bergen, de Boquerón, Bernardo Antonio Zátare Ruda, de Presidente Hayes e José Miguel Carvajal Gallardo, de Tarapacá.
Riedel comentou que sobre a obra da ponte em Porto Murtinho está 70% concluída. Ele comentou que uma empreiteira paraguaia fez as obras do lado do Paraguai e vai fazer do lado brasileiro.
”Absolutamente dentro do cronograma”, celebrou o gestor. Ele comentou obras de acesso à ponte, que tem 13 Km de extensão e custou cerca de R$ 450 milhões.
Gigante
Um representante paraguaio detalhou na entrevista que o país dele possui somente 6 milhões de habitantes e que o corredor bioceânico vai integrar uma população de 300 milhões de pessoas. Por isso, o Paraguai vai criar uma zona industrial para atrair empresas sem impostos.
O secretário Jaime Verruck, da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, a Semadesc destacou o nível de maturidade e governança e a preocupação dos municípios em se prepararem para o pleno funcionamento da Rota.
Durante o encontro e no encerramento houve apresentações culturais e musicais, com danças típicas de países latinos, além de troca de experiências em diversos aspectos.
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=();t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)(0);
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘378408787263596’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);