InícioEntreterimentoCleir criou os ‘Tuiuiús do Aeroporto’ inspirado no Pantanal e hoje restaura...

Cleir criou os ‘Tuiuiús do Aeroporto’ inspirado no Pantanal e hoje restaura o monumento

Foi observando a revoada dos tuiuiús em Corumbá que o artista plástico Cleir se inspirou para criar um dos principais cartões-postais de Campo Grande: o Monumento Pantanal Sul, carinhosamente conhecido como ‘Tuiuiús do Aeroporto’.

Formadas pelo trio batizado como Zé Bicudo, Majestoso e Asa Branca, as esculturas das aves símbolo do Pantanal passam por restauração, conduzida pelas mãos do artista que as criou no ano 2000. A iniciativa ocorre com apoio do Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia e AENA, gestora do aeroporto. “É uma alegria muito grande poder novamente revitalizar essa obra 25 anos após sua criação. Me lembro que, observando o voo dos tuiuiús, percebi a semelhança com a aerodinâmica das asas das aeronaves e foi quando me dei conta de que nada poderia representar melhor o Pantanal e o aeroporto que esse movimento aéreo da ave”, conta Cleir.

Cada ave está posicionada de modo que represente uma aeronave no momento do pouso, abastecimento e decolagem. Em 2023, após uma forte rajada de vento, uma das esculturas foi danificada e, no início de abril deste ano, a revitalização teve início, com entrega da obra prevista para o final de julho.

Além da escultura danificada, as outras duas também passarão por processo de revitalização. Enquanto isso, a equipe trabalha firme na restauração da ave que foi danificada. Segundo o artista, a modelagem feita há 25 anos está sendo restaurada, pois ‘a memória’ da escultura está ali. “O que trocamos foram os perfis, mantendo a modelagem original”, explica. Desta forma, em breve, o monumento estará pronto e dando ‘boas-vindas’ ou ‘até logo’ a quem chega ou sai da Capital Morena.

Passado e presente unidos pela arte – Após 25 anos da criação da obra, Cleir celebra a participação do parceiro de vários trabalhos e amigo, Luiz Carlos da Silva, que colaborou com a construção do monumento desde o início em 1999, assim como de Francisco Bezerra. Agora, Cleir também celebra a oportunidade de trabalhar pela primeira vez com sua filha Yarima Ávila, engenheira civil responsável pela obra.

Entre ferragens, concreto, cálculos e a seriedade de quem se dedica a um trabalho sério, o espaço onde acontece a revitalização exala, acima de tudo, a inspiração de quem tem amor pela arte e reconhece o valor de cada pessoa no processo. “Estava muito triste em ver a escultura caída e agora estou realizado por trabalhar aqui e pela oportunidade de atuar com uma equipe comprometida. Agradeço à Debora Figueiró, minha produtora, pela luta para que este trabalho acontecesse e, acima de tudo, à AENA e ao Sicredi, com quem tenho uma parceria de anos, com muito respeito e admiração pelo olhar voltado à nossa arte, cultura e tradição”, detalha o artista.

Junto ao artista, integra a jornada Cleber Brito, que trabalhou com Cleir durante a criação da obra do artista em Terenos.

Ao longo dos anos, Cleir já revitalizou obras em Campo Grande e Dourados em parceria com a cooperativa. Na capital, destaque para a Arara Azul do edifício Exceler Plaza Hotel em 2017, os painéis do Papagaio Verdadeiro e Arara Vermelha, no Edifício 26 de Agosto em 2019 e a Praça das Araras, durante uma campanha de doação de sangue em 2020.

Em 2017, por meio da parceria, o artista e o Sicredi também haviam revitalizado o monumento do aeroporto. “A marca Sicredi se compromete a melhorar as condições de vida das pessoas, e não é diferente aqui em Campo Grande.” Nosso apoio à revitalização desse espaço, em frente ao aeroporto, reergue um monumento representativo para todo o Mato Grosso do Sul – os Tuiuiús, obra do artista Cleir, que já deixou sua marca em diversas cidades com pinturas que celebram o Pantanal. Após os danos causados por um vendaval, as cinco cooperativas do Sicredi no estado se uniram em parceria com o aeroporto para restaurar esse símbolo da nossa fauna”, avalia Celso Ramos Regis, presidente da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia.

Sobre o artista – O campo-grandense Cleir é um artista plástico autodidata com mais de 30 anos de carreira. Seu trabalho tem forte conexão com a fauna e flora do Cerrado, suas grandes inspirações.

Possui obras em Campo Grande, Dourados, Corumbá, Bonito, Ladário, Terenos, Três Lagoas, Ponta Porã, Rio Verde, Bataguassu e Aquidauana.

Também deixou sua marca em Arapongas, município do Paraná que registra o maior acervo de obras do artista, com 13 esculturas de pássaros nativos.

 

✅ Selecione qualquer plataforma abaixo para acessar nossas redes sociais.:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, e Threads.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Deve ler

spot_img