A abertura do Seminário Internacional da Rota Bioceânica, realizada em Campo Grande na noite desta terça-feira (18), reuniu autoridades de diversos países da América do Sul para discutir o impacto e os desafios do novo corredor rodoviário que vai conectar Brasil, Paraguai, Argentina e Chile ao Oceano Pacífico.
O evento vai até o dia 20, e é uma realização do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), com o apoio de diversas entidades, como a Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul) e o Sebrae/MS.
O governador de MS, Eduardo Riedel, destacou a importância da Rota Bioceânica como um projeto de integração regional e fortalecimento das relações entre os países envolvidos.
“O que nos une é tirar este sonho do papel. Temos a obrigação de motivar a nossa gente. O sentimento de irmandade é o principal elo da Rota Bioceânica, muito mais do que as obras e o comércio internacional. Estes benefícios envolvem toda a população ao longo deste caminho”, afirmou Riedel.
Riedel também destacou que, no próximo ano, ocorrerá a inauguração da ponte binacional e a construção de várias estradas para viabilizar o corredor, o que contribuirá para aumentar a competitividade no setor privado.
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, também participou da solenidade e falou sobre a importância da integração regional. Ela explicou que, além do corredor que passa por Porto Murtinho, outras quatro rotas estão em andamento, ligando o Brasil a países da América do Sul rumo ao Oceano Pacífico.
O porto de Iquique, no Chile, localizado em um ponto estratégico do corredor bioceânico, também foi destacado como um dos caminhos fundamentais para o acesso ao Oceano Pacífico. O governador da região de Tarapacá, José Miguel Carvajal Gallardo, comemorou o avanço do projeto e falou sobre as oportunidades econômicas que ele trará.
“Este é um momento histórico. Vivemos um sonho econômico e social que vai reduzir as distâncias entre os povos e criar novas oportunidades para a América do Sul”, disse Carvajal Gallardo.
O evento, que ocorre no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, localizado na Avenida Waldir dos Santos Pereira, é um marco para a integração regional e um passo importante na construção de um futuro mais conectado para a América do Sul.
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=();t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)(0);
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘378408787263596’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);