O município de Maracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Departamento de Endemias, deu início nesta semana à aplicação do inseticida contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
A ação ocorre com o uso do Ultra Baixo Volume (UBV) Veicular, popularmente conhecido como fumacê, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. O objetivo é eliminar os mosquitos adultos e reduzir significativamente os casos dessas doenças no município.
O fumacê está sendo aplicado nas regiões mais afetadas, conforme dados obtidos por meio das ovitrampas (armadilhas que capturam ovos do mosquito), casos confirmados de arboviroses e os resultados do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa). O cronograma deve seguir até semana que vem.
A secretária Municipal de Saúde, Chirlei Rocha, enfatizou que o fumacê é uma ferramenta importante, mas que sozinho não é suficiente para erradicar o mosquito.
“O inseticida atinge apenas os mosquitos adultos, mas se a população não eliminar os criadouros, o ciclo de reprodução do Aedes aegypti continuará. Precisamos do comprometimento de todos, verificando e eliminando focos de água parada em quintais, terrenos e dentro de casa. A prevenção ainda é a melhor forma de combate”ressaltou a secretária.
Durante a aplicação do fumacê, os técnicos recomendam que os moradores adotem algumas precauções para garantir a eficácia do produto e proteger animais domésticos e pessoas.
Entre as medidas estão: evitar permanecer na direção da fumaça, manter portas e janelas abertas para que o inseticida alcance o interior das residências, proteger colmeias e animais de estimação, cobrir aquários e bebedouros, além de recolher roupas do varal.
Segundo os dados epidemiológicos, Maracaju apresenta 12 casos confirmados de Dengue em 2025, 33 notificados só na ultima semana aguardando a confirmação ou não.
*Com informações da Prefeitura de Maracaju
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=();t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)(0);
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘640753861950608’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);