Mais um instituto de pesquisa registra queda de popularidade do Governo Lula 3. Desta vez foi a Atlas Intel, divulgada nesta terça-feira (11). Foi constatado que a reprovação está maior que a aprovação do petista.
A inversão de posição entre quem acha o governo bom e ruim é um fato inédito no levantamento da Latam Pulse em parceria com a Bloomberg. 51,4% dos entrevistados desaprovam o governo do petista enquanto 45,9% aprovam. Segundo a Exame, 2,7% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Comparativo
A penúltima pesquisa do instituto foi divulgada em dezembro de 2024. Na comparação com o levantamento atual, a desaprovação de Lula subiu 1,6 ponto percentual, enquanto a aprovação caiu 1,9 p.p. Esse é o pior nível da série histórica da pesquisa, ainda segundo a Revista.
O levantamento aponta que a desaprovação está em alta desde outubro de 2024 e superou a aprovação pela primeira vez em novembro do ano passado.
Perfis
No detalhe da pesquisa, consta que homens, pessoas com ensino médio completo e pessoas com idade de 16 a 44 anos são os grupos que mais reprovavam a gestão Lula 3. Evangélicos e moradores das regiões Centro-Oeste, Norte, Sul e Sudeste também demonstram maior rejeição do que aprovação. No Nordeste, tradicional reduto lulista, a aprovação e a desaprovação estão praticamente empatadas.
Preços
A Atlas/Intel anotou que inflação e os preços altos representam a maior preocupação econômica, citados por 75% dos entrevistados . Outros fatores, como a desvalorização do real (41%) e as taxas de juros (36%), também geram apreensão. O pessimismo sobre o crescimento econômico persiste: 50% dos brasileiros estão preocupados com a economia em 2025, enquanto 48% se dizem otimistas.
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=();t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)(0);
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘378408787263596’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);