Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, tem motivos para comemorar. De acordo com o painel de dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública sobre violência no país, a cidade saiu do top 5 municípios mais violentos de Mato Grosso.
Em 2023, Várzea Grande registrou 42 mortes por homicídio doloso (caracterizado pela intenção de matar), ocupando a 4ª posição no ranking dos municípios mais violentos do estado. Já em 2024, a cidade caiu duas posições, registrando 35 mortes e assumindo o 6º lugar no ranking estadual.
Essa redução no número de homicídios representa uma queda de 16,7% em relação ao ano anterior, um avanço significativo na busca por maior segurança.
Leia mais: Taxa de homicídios em MT é maior que a média nacional apesar de leve queda
No entanto, ao analisar os números de feminicídios — assassinatos de mulheres motivados por questões de gênero —, não há motivos para celebração.
Em 2023, o município registrou apenas um caso desse tipo de crime, não figurando entre os 5 municípios mais violentos para mulheres no estado. Porém, em 2024, a situação mudou drasticamente: Várzea Grande saltou para o primeiro lugar no ranking de feminicídios, ao lado de Cuiabá e Sinop, com 4 casos registrados.
Esse aumento coloca um alerta sobre a urgência de políticas públicas eficazes para proteger as mulheres e combater a violência de gênero na região.
O Primeira Página entrou em contato com a Sesp-MT (Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso) para obter informações sobre as medidas adotadas. A Sesp informou que os dados estão sob responsabilidade da PJC (Polícia Judiciária Civil), que, até o momento, não forneceu as informações solicitadas.
-
Taxa de homicídios em MT é maior que a média nacional apesar de leve queda
-
Interiorização da violência: taxa de homicídios cai em Cuiabá e cresce no interior de MT