InícioCidadesImpacto da Rota Bioceânica será debatido amanhã em Dourados

Impacto da Rota Bioceânica será debatido amanhã em Dourados

Impacto da Rota Bioceânica será debatido amanhã em Dourados

A 4ª edição do evento “Conexão para Transformar o Território da Grande Dourados” será realizada nesta quarta-feira (12), das 8h às 12h, no Sebrae.

O encontro tem como tema “O Celeiro do MS nos Caminhos da Rota Bioceânica”, abordando as oportunidades que a Rota de Integração Latino-Americana (RILA), também conhecida como Rota Bioceânica, trará para a região.

A Rota começa em Porto Murtinho, Mato Grosso do Sul, e se estende até o Paraguai, por Carmelo Peralta, oferecendo uma via mais curta para acesso ao Oceano Pacífico e, consequentemente, aos mercados asiáticos.

Com isso, espera-se um aumento significativo nas exportações e importações, além de um estímulo à competitividade dos produtos da região e um intercâmbio mais eficiente entre o Brasil e a Ásia.

Programação do Evento

A programação do evento começa às 8h com recepção e boas-vindas, seguida por um café da manhã. A partir das 8h20, haverá a abertura oficial, e às 8h30, o foco será o Plano Estratégico 2025, com o tema “Celeiro do MS – Integração para o Desenvolvimento do Território da Grande Dourados”, destacando as iniciativas que visam o fortalecimento da região.

Às 9h, Rafaela Capelari, Delegada da Comissão de Logística e Obras Públicas da Rota Bioceânica, apresentará sobre o “Ecossistema da Logística Internacional do Território do Celeiro do MS”, abordando as perspectivas de integração regional e internacional.

Em seguida, às 10h, Fabio Roberto Cordeiro, gestor de negócios internacionais da Corporación Regional de Desarrollo Tarapacá, Chile, vai falar sobre as “Oportunidades de Negócios – Porto e Zona Franca de Iquique – Tarapacá, Chile”, detalhando como a rota pode influenciar as relações comerciais entre o Brasil e os mercados internacionais, com destaque para a logística e oportunidades de negócios com o Chile.

A última palestra começa às 10h40 com João Carlos Parkinson de Castro, diplomata e Ministro do Ministério das Relações Exteriores, que abordará “Circulação e Logística entre a Interação Regional-Global e Desenvolvimento Territorial”, detalhando as relações diplomáticas que podem impulsionar a integração entre o Brasil, a Ásia e outros continentes.

Impactos da Rota Bioceânica em Dourados

Embora Dourados não esteja diretamente no trajeto da rota com obra, a cidade será impactada economicamente com o avanço do projeto, uma vez que ela ocupa uma posição estratégica no Estado.

O evento reunirá especialistas e autoridades para discutir como a cidade e a região podem se beneficiar com a ampliação das opções logísticas e comerciais proporcionadas pela Rota Bioceânica.

Fonte: Dourados News

!function(e,n,t){var o,c=e.getElementsByTagName(n)(0);e.getElementById

Fale com a Total 40 Graus Notícias!

Tem algo para nos contar? Faça sua denúncia, mande seu flagrante ou sugira uma pauta!

Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99161-8810. O sigilo é garantido por lei.

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais: InstagramFacebookYouTubeTikTok @threads

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Deve ler

spot_img