A Praia da Figueira, um dos mais importantes e conhecidos atrativos de Bonito, reabriu aos turistas nesta quinta-feira (10), às 8h da manhã, depois de passar por reforço nas medidas de segurança. Foi feito a separação dos peixes da área dos banhistas após registros de alguns incidentes isolados.
O atrativo turístico passou por uma reavaliação completa e implementou melhorias importantes aprovadas pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). A principal delas foi a instalação de uma barreira física de contenção que separa os peixes dos visitantes, garantindo mergulhos tranquilos e seguros.
De acordo com Rafael Braga, proprietário da Praia da Figueira, a equipe trabalhou com agilidade e empenho para atender todas as exigências do instituto de meio ambiente. “Estávamos na expectativa desde a semana passada. Fizemos tudo rapidamente, e no fim de semana já realizamos a vistoria. Hoje, felizmente, saiu a liberação completa”, celebrou.
O atrativo ficou fechado por quase uma semana, período durante o qual o local manteve diálogo constante com o órgão ambiental e preparou as adequações.
Segundo Rafael, a barreira foi criada justamente para isolar os peixes da área destinada ao banho, atendendo aos critérios técnicos exigidos. “Agora não há mais contato entre os peixes e os turistas. Pode vir sem medo que está tudo sob controle”, garantiu.
Ele também esclareceu informações equivocadas que circularam sobre o número de incidentes com peixes, informando que os 30 casos envolvendo banhistas e peixes. “Esses 30 casos ocorreram em um prazo de 1 ano e 4 meses, não apenas neste ano, e isso em um espaço que recebeu mais de 100 mil visitantes nesse período”, reforçou.
Segundo ele, os peixes presentes na lagoa são da espécie Pacu, nativos da região e adquiridos legalmente, sob fiscalização constante do Imasul.
DESTINO TOP
Com capacidade para receber até 1.500 pessoas por dia, a Praia da Figueira é considerada um dos principais atrativos de Bonito e desempenha um papel importante na economia local, gerando atualmente 45 empregos diretos. Somente em 2024, o espaço já recebeu mais de 81 mil visitantes.
A reabertura marca um novo capítulo de segurança. “Estamos 100% prontos para receber todos com o carinho e a estrutura de sempre”, finaliza Rafael.
Your browser does not support HTML5 video.