Adolescente de 16 anos foi picado por um escorpião nesta segunda-feira (7), no distrito de Camisão, em Aquidauana, a 148 quilômetros de Campo Grande. Esta é a segunda vez que o jovem sofre esse tipo de acidente.
Segundo relato da mãe ao jornal A Princesinha News, o menor estava no quintal de casa retirando algumas madeiras quando foi surpreendido pela picada. O adolescente contou que sentiu uma intensa queimação nos dedos da mão esquerda, onde o escorpião o atingiu.
A família levou o garoto por meios próprios até o Hospital Doutor Estácio Muniz, em Aquidauana. Ele recebeu atendimento médico, foi medicado e liberado em seguida.
O caso gera um alerta para a presença desses animais peçonhentos. Em casos de picada, é fundamental manter a calma e procurar atendimento médico imediatamente, mesmo que os sintomas pareçam leves.
A recomendação do Ministério da Saúde é lavar o local da picada apenas com água e sabão; manter a parte do corpo picada elevada para reduzir a absorção do veneno; evitar remédios caseiros ou torniquetes; se possível, capturar o escorpião com segurança para identificação da espécie, sem se expor a novo risco.
A prevenção é a melhor forma de evitar acidentes com escorpiões. Algumas medidas simples podem fazer a diferença, como manter quintais e terrenos limpos, sem entulhos, folhas secas ou madeiras empilhadas; vedar frestas, buracos em paredes e soleiras de portas; e evitar o acúmulo de lixo, que atrai insetos como baratas, principal alimento dos escorpiões.
Outras medidas importantes são usar telas em ralos e grelhas em pias e tanques; e examinar roupas e calçados antes de usá-los, especialmente em locais com histórico de aparecimento do animal.