InícioAgriculturasafra deve ser menor por conta de problemas climáticos

safra deve ser menor por conta de problemas climáticos

A produção de azeite de oliva no Rio Grande do Sul tem mais uma safra em baixa. O clima impactou os olivais que estão com poucos frutos. Cerca de 100 municípios gaúchos cultivam oliveiras. No ano passado, a enchente histórica que devastou grande parte do estado e chuvas na época da floração do fruto, com episódios de granizo, vão influenciar os números, reduzindo o resultado da produção neste ano.

Para se ter uma ideia do prejuízo, em 2023, a produção no estado atingiu 580 mil litros de azeite, no ano seguinte o número desabou e alcançou 192 mil litros. Em 2025, a expectativa é chegar a 300 mil litros do produto.

A olivicultora Paula Becker disse à repórter do Canal ruralEliza Maliszewski, que o solo da propriedade onde cultiva oliveiras foi prejudicado pelo clima.

A jornalista do Canal Rural viajou até a cidade de Encruzilhada do Sul, município com a maior área de cultivo de oliva no Rio Grande do Sul e conversou com produtores e representantes das indústrias.

https://www.youtube.com/watch?v=wyns3vns-08

Azeite importado

O setor também está preocupado com a isenção de taxa para importação de azeites anunciada pelo governo federal, o que pode provocar uma enxurrada de produtos importados. Para o presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Renato Fernandes, destaca que a medida (isenção aos importados) poderia ser investida no azeite brasileiro.

Alternativas para os produtores

Produtores buscam alternativas para não perder o mercado conquistado, como restringir vendas para mercados menores, além disso, alguns apostam o Olivi Turismo para agregar valor à safra, apesar dos desafios.

Confira a matéria completa em nosso Canal do YouTube.

✅ Selecione qualquer plataforma abaixo para acessar nossas redes sociais.:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, e Threads.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Deve ler

spot_img