No período de volta às aulas, há um aumento considerável no número de veículos e pedestres
Com a proximidade da volta às aulas nas escolas públicas e particulares de Mato Grosso do Sul, a circulação de veículos e pedestres pelas ruas aumentam significativamente, o que, por consequência, aumenta os riscos de acidentes de trânsito e coloca crianças em risco.
Confira as dicas:
Conforme o Detran, a primeira orientação é que pais que transportam as crianças em carros devem ficar atentos aos dispositivos de segurança específicos por idade:
Para crianças até 1 ano de idadea lei estabelece o uso do bebê-conforto fixado no banco traseiro do veículo, de costas para o motorista. Já as crianças de 1 a 4 anosdevem utilizar cadeirinha, fixada no banco traseiro do veículo, virada de frente para o motorista.
De 4 a 7 anos e meio de idade, o transporte é no assento de elevação, no banco traseiro, permitindo o posicionamento correto do cinto de três pontos sobre o peito e os quadris da criança.
De 7 anos e meio a 10 anosas crianças podem usar cinto de segurança de três pontos, posicionado na altura do peito e dos quadris da criança, no banco traseiro. Vale lembrar que condutores devem evitar parar em fila dupla.
No caso de motocicletas, é importante usar um capacete adequado para o tamanho da cabeça da criança e que ele esteja afivelado e com a viseira fechada.
Lidiana Freitas, tecnóloga em Educação para o Trânsito do Detran-MS, alerta que a idade mínima permitida para transportar crianças em motocicleta é de 10 anos.
“A criança deve ter 10 anos e ter tamanho suficiente para alcançar os pedais. E nada de transportar crianças como sanduíche, entre dois adultos. O risco é muito alto”, afirma a
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.