Coentro, banana-da-terra, camarão….e tudo isso se transforma em um delicioso nhoque
Eu sei, eu sei. Você leu “nhoque de banana-da-terra com moqueca” e já ficou com um pé atrás. Mas calma, respira fundo. Eu prometo que essa receita é aquele casamento inesperado que você nem sabia que precisava na sua vida. Um verdadeiro crossover Brasil-Itália que os deuses da gastronomia ainda estão tentando entender.
Eu garanto que essa massa, com o molho de moqueca de camarão, abraça o prato de um jeito que até a nonna ficaria orgulhosa. Então, bora fazer?!
Receita nhoque de banana-da-terra
3 bananas-da-terra bem maduras
1 gema
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
1/2 xícara de farinha de trigo (ou um tiquinho mais, se precisar dar ponto)
1 punhado generoso de coentro picado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Comece assando ou cozinhando as bananas com casca até ficarem bem macias. Depois, é só descascar e amassar bem, como se fosse um purê. Acrescente a gema, o queijo, o coentro e vá adicionando a farinha aos poucos, até formar uma massa que dê para enrolar sem grudar nas mãos. Modele os rolinhos, corte em pedacinhos e, quando a água estiver fervendo, coloque os nhoques. Quando subirem à superfície, estão prontos. Mas calma, ainda tem mais!

Molho de moqueca
300g de camarão limpo
1 cebola picada
1 pimentão (amarelo ou vermelho, para dar aquela cor)
2 tomates maduros picados
1 dente de alho picado
200ml de leite de coco
1 fio generoso de azeite de dendê
Sal, pimenta e mais coentro (porque sim!)
Refogue a cebola, o alho e o pimentão no azeite de dendê até ficarem bem macios e perfumados. Em seguida, adicione o tomate, o leite de coco e os camarões. Deixe cozinhar rapidinho, só até os camarões ficarem rosados e suculentos. Finalize com aquele punhado de coentro, porque a gente não tem medo de ser feliz.
Montagem e momento de glória
Agora é só misturar esse molho na massa, empratar bem bonito e chamar os amigos. O resultado? Um nhoque macio, com aquele fundinho adocicado da banana, contrastado pelo frescor do coentro e abraçado por esse molho cremoso, intenso, com todo o axé da moqueca.
Uma mordida e você já vai ouvir os atabaques da Bahia e as mandolinas da Itália tocando juntas. Confia e faz. Depois me conta!
Sobre o chef Felipe Caputo

De Belo Horizonte para o mundo, Felipe Caputo é chef de cozinha, professor de gastronomia voltado para público não profissional e criador de conteúdo especializado em gastronomia do dia a dia. Ele também organiza e desenvolve experiências interativas para grandes marcas, assim como dá aulas em feiras e para executivos, e ainda desenvolveu o método do Cozinha Sofisticadamente Simples, em que mantém um canal no YouTube.