Dados divulgados pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) revelam uma redução significativa nos índices de roubos e furtos em Campo Grande nos dois primeiros meses de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024.
Segundo o levantamento, entre janeiro e fevereiro de 2025, os roubos na capital caíram 29,6%, com 299 registros, contra 425 no ano anterior.
A diminuição dos roubos é observada em diversas tipologias, com destaque para os roubos de veículos (-50%), roubos em vias urbanas (-36,8%) e roubos a comércios e residências (-11,8%). Importante destacar que, no período analisado, não foram registrados casos de roubo seguido de morte.
Em relação aos furtos, a queda foi de 15,4%, com 2.332 ocorrências registradas entre janeiro e fevereiro de 2025, contra 2.757 no mesmo período de 2024. Os furtos de veículos apresentaram uma redução de 28,3%, e os furtos em residências caíram 18%.
Esses resultados positivos refletem o trabalho contínuo das forças de segurança no enfrentamento à criminalidade na Capital.
O reforço na segurança também tem sido um fator crucial na queda dos índices. O Governo do Estado investiu R$ 9,3 milhões em viaturas novas para o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) e fez a inserção de novos soldados nas ruas de Campo Grande no final de 2024.
A transparência nas informações também é um pilar importante no combate à criminalidade. Os dados estão disponíveis ao público. Para mais informações, a Sejusp disponibiliza o acesso ao portal de estatísticas.