Está previsto aumento no valor da tarifa da passagem de ônibus
Com o aumento iminente no valor da tarifa do transporte público em Campo Grande, população reclama da qualidade do serviço oferecido. Nesta semana, a Justiça intimou a Prefeitura de Campo Grande para reajustar o valor da tarifa, que, segundo a Prefeitura, deve ser implementado ainda nesta semana. Atualmente, o valor do passe é R$ 4,75.
E a falta de mais ônibus circulando parece ser incômodo geral. “Muito poucos horários e ônibus para atender. É um número muito grande de passageiros, às vezes, não consegue atender. Agora mesmo é férias, os horários são bem reduzidos. E os trabalhadores é que ficam prejudicados nesse caso,” afirmou a aposentada Vera Joane.
Reclamação
Assim como Vera, a funcionária pública Eugênia Francisca também reclamou do baixo número de ônibus. “No horário de pico, realmente, é muito cheio mesmo. Acho que é muita gente também. Deveriam repensar sobre isso. Se tem como colocar outros ônibus”.
O técnico em carnes Anderson Pedroso acha que a qualidade oferecida pelo transporte público na capital é baixa. “A qualidade tá precária, alguns ônibus estão fora do padrão para atender a sociedade. Para melhorar tinha que ser feita uma troca exigente do consórcio, de empresa, para entrar outra”.
Entre as reclamações com relação à qualidade estão: janelas que não abrem, ar-condicionado que não gela e chuva no interior do ônibus.
Aumento
Está previsto aumento da tarifa do passe de ônibus na capital. Mas com a negativa da justiça do novo valor ser R$ 7,79, em tarifa técnica, ainda não se sabe qual será o novo preço ao usuário. Enquanto isso, passageiros se preparam para o reajuste, mesmo que achem que não justifica pela baixa qualidade oferecida.
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“Eu acredito que esse aumento da tarifa não seja tão necessário por não ter um transporte tão adequado assim. Não é um transporte de excelente qualidade”, explica Jonathan.
Consórcio Guaicurus
O Consórcio Guaicurus opera a frota de ônibus na capital desde 2012. Além disso, conseguiu na Justiça o ‘perdão’ de 269 multas por atrasos de ônibus. As multas foram recebidas devido a irregularidades.
Em 2024, um levantamento pela Agetran (Agência Municipal de Trânsito) classificou o transporte público em Campo Grande como excelente, o que gerou questionamento por parte dos usuários. Os passageiros reclamaram da Agetran não os ter ouvido.
Segundo o Relatório de Monitoramento dos Índices de Desempenho, referente ao período de agosto a outubro de 2024, o serviço prestado pelo Consórcio Guaicurus recebeu nota máxima em 6 dos 11 índices avaliados, enquanto os demais ficaram entre ‘ótimo’ e ‘bom’.
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