Apenas 27% dos entrevistados classificam gestão petista como ótima ou boa
A pesquisa Ipsos-Ipec divulgada nesta quinta-feira (13) apontou que 41% dos brasileiros avaliam o governo do presidente Lula (PT) como ruim ou péssimo e apenas 27% o classificam como ótimo ou bom. É a primeira vez no terceiro mandato do petista que o instituto aponta que a avaliação negativa supera a positiva. Outros 30% consideram a gestão Lula 3 como regular.
Comparado com a última pesquisa, realizada em dezembro de 2024, houve crescimento de sete pontos percentuais entre os insatisfeitos. Por outro lado, foi registrada uma redução de também sete pontos entre aqueles que avaliam bem a administração petista.
O Ipsos-Ipec também questionou como o brasileiro avalia a maneira como o presidente Lula está governando: 55% desaprovam o trabalho, enquanto 40% aprovam. O resultado aponta que houve alta de nove pontos entre aqueles que têm visão negativa da gestão Lula desde a última pesquisa, em dezembro, enquanto a visão positiva caiu sete pontos.O levantamento ainda avaliou a confiança em Lula pelo eleitor: 58% disseram não confiar no presidente, enquanto 40% disseram confiar. Comparado a dezembro, o percentual dos que não confiam no petista aumentou em seis pontos, ao mesmo tempo que a confiança caiu cinco pontos.
Na pesquisa, foram ouvidas 2 mil pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 7 e 11 de março e a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.