Cuiabá lidera, pelo segundo ano consecutivo, o número de casos de acidentes com escorpião dentre as cidades de Mato Grosso.
Apesar de uma queda nos registros, em comparação com 2023, a capital mato-grossense registrou mais de 530 casos de janeiro a dezembro de 2024, segundo dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan) e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).
Em 2023, Cuiabá teve 686 casos de acidentes envolvendo escorpiões, liderando o ranking das cinco cidades com mais casos, que foram:
- Cáceres (206 casos)
- Barra do Bugres (77 casos)
- Várzea Grande (44 casos)
- Barra do Garças (36 casos)
- Lucas do Rio Verde (35 casos)
Ao todo, o Sinan contabilizou 1.673 ocorrências de picadas de escorpião no estado entre janeiro e dezembro de 2023. Apesar do número alto, não houve nenhuma morte causada pelo animal peçonhento.
Já em 2024, Cuiabá voltou a liderar o ranking, dessa vez com 534 casoso que representa uma queda de cerca de 22% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em todo o estado, foram 1.401 acidentes, Conforme a Secretaria de Estado de Saúde.
As outras quatro cidades com mais registros envolvendo escorpião em 2024, foram:
- Cáceres (96 casos)
- Várzea Grande (66 casos)
- Barra do Bugres (55 casos)
- Sinop (45 casos)
Cliente picado em supermercado
Em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá – cidade que está entre as cinco com maiores casos de acidentes com o animal peçonhento – o filho da nutricionista Sônia Cássia foi picado por um escorpião enquanto escolhia frutas em um supermercado, no último domingo (5).
A mãe da vítima relatou o caso em um vídeo nas redes sociais. Segundo ela, o filho estava escolhendo bananas no momento da picada. Ele foi encaminhado para o hospital, recebeu o soro antiofídico e anestesia para aliviar a dor intensa e não corre risco de vida.
No vídeo é possível ver dois escorpiões pequenos na banca expositora de frutas, onde a banana estava. O homem diz ainda “tem esses dois…mas o que eu achei era grande, maior”. (Veja o vídeo abaixo)
Fui picado: e agora? ⚠️
Com exceção da capital, o município de Cáceres está entre os municípios do estado, com mais registros de picadas por escorpiões.
Vinícius Gutierres, acadêmico de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), explica que, no estado, é mais comum encontrar o escorpião amarelo (Tityus serrulatus), que possui forte veneno e tem hábitos noturnos, gostando de ficar em ambientes escuros e úmidos.
O acadêmico explica que a picada do animal pode gerar diferentes reações em diferentes organismos humanos, mas, de forma geral, a pessoa pode sentir forte for, vermelhidão, ardor, náusea e vômito.
Ao ser picada, o primeiro passo que uma pessoa deve tomar é buscar atendimento médico, para que possa tomar as devidas medicações. Outro alerta feito pelo acadêmico é para que as vítimas não se automediquem e não tentem matar o escorpião após o acidente.
-
Picado por escorpião em mercado sentiu dores intensas e choque ao tocar objetos, diz mãe
-
Por que agosto é chamado de mês dos escorpiões? PP explica
-
SES: mais de 1,2 mil ataques de escorpião foram registrados em MT